Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa

A Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa ergueu-se na década de 1940, graças ao Doutor Júlio de Campos Melo e Matos, que fez a doação de todas as terras que possuía ao Estado Português, com o objetivo de investir num local onde seriam formados técnicos da agricultura.

Antes conhecida como “Escola Secundária de Aldeia do Souto, Quinta da Lageosa, Covilhã” até 1991, a EPAQL tem como missão promover a cultura no ambiente rural, reduzindo a sua desvalorização face ao ambiente urbano. Indo na contramão da desertificação do interior, e demais dificuldades, a instituição resistiu ao teste do tempo, procurando sempre seguir o caminho da inovação e da modernização.

Um dos grandes feitos da história da escola foi a sua participação vitoriosa nos Agrolympics Portugal, campeonato promovido pela Associação Profissional de Escolas Profissionais Agrícolas (APEPA), composta por provas ligadas ao trabalho rural. A EPAQL trata-se da única escola a conseguir ser bicampeã (2017 e 2023) nestas olimpíadas. Das sete edições já realizadas, a escola contém na sua galeria de troféus o título do Agrolympics Europeu de 2018.

Desde a oferta gratuita de estudos, transporte, alimentação e moradia, a Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa visa respeitar a natureza, estando preocupada em preservar a sua biodiversidade, e educar os jovens  agricultores que nela residem.