O Festival da Cherovia vai já na sua 17ª edição e arranca na próxima quinta-feira, dia 19 de setembro, até domingo no centro histórico da cidade da Covilhã. A cherovia, uma raiz que é rainha nas terras da Covilhã vai sair a rua e vestir de várias “roupas” num evento que promete novas ruas, mais stands, mais receitas, mais animação, mais solidário e mais amigo do ambiente.
Uma organização da Banda da Covilhã, Associação Cultural Desertuna, Covilhã Eventos, com alto patrocínio do Município da Covilhã; parcerias com a Confraria Gastronómica da Cherovia e Panela no Forno da Covilhã, CISMA, AAUBI e INATEL.
Durante quatro dias o centro histórico da Covilhã ganha nova vida, com a zona atrás da câmara, portas de sol, zona de Santa Maria e Senhora do Rosário a receberem 6 palcos, 538 artistas, 60 stands, 14 associações, showcooking, concursos, desfiles, tudo acontece no festival. A novidade este ano é o “S. Tiago de Cherovia” (doce) que se junta aos “Covilhocos” e aos “Fidalgos de Cherovia”. A parceria com a CISMA permite abrir mais ruas e um largo com a dinamização cultural feita por esta associação cultural da cidade. Artesanato também estará presente.
A animação cultural conta uma montra do que melhor a região oferece: grupos de música popular, bandas filarmónicas, tunas académicas, ranchos, concertinas, bandas, com destaque para a Banda tributo aos ABBA no sábado à noite.
O festival terá uma componente solidária com a disponibilização de um stand ao Baby Dudu. E uma equipa de voluntários da APPACDM da Covilhã. Os copos e grande maioria dos materiais irão ser recicláveis. Haverá um BUS Cherovia gratuito na sexta e sábados entre o complexo desportivo e a praça do município entre as 20h00 e as 00h00.