O Homem em Catarse regressa à esta sexta-feira, 8 de agosto, à Covilhã para apresentar o seu novo álbum “Catarse Natural” naquela que vai ser a segunda noite do “Verão no Centro Histórico”.
O evento decorre no Pátio dos Escuteiros (Rua do Castelo, junto ao Auditório Municipal) e tem início às 21:30 com um momento de leitura encenada intitulado “De A Lã e a Neve a Café Montalto”. Trata-se de um percurso literário que atravessa geografias, afetos e memórias, interpretado por Catarina Lopes, Daniel Sousa, Helena Grilo e Ruben de Matos. Após este momento literário, realiza-se o concerto.
Alter-ego do multi-instrumentista Afonso Dorido, Homem em Catarse surge na profícua e especial “cena de Barcelos” há sensivelmente uma década. Atualmente radicado em Braga, o fundador do coletivo post-rock indignu percorre, desde 2013, as estradas e caminhos deste país para dar a conhecer as suas canções emotivas.
Em 2015, com “Guarda-Rios”, um promissor EP de estreia, capta as primeiras atenções. Dois anos mais tarde, e após inúmeras viagens por aldeias, vilas e cidades do interior de Portugal, reúne quilómetros e inspiração para a criação de “Viagem Interior”, disco conceptual que retrata uma interessante visão social e demográfica do país, acompanhado de textos do escritor português José Luís Peixoto.
Em 2020, semanas antes da pandemia, surge “sem palavras | cem palavras”, disco integralmente instrumental que nasce a partir de um poema de cem palavras escrito por si. De seguida e sem perder o fôlego, Afonso Dorido parte para um novo desafio: a composição de um disco inteiramente ao piano. Inesperadamente, o álbum “sete fontes” é alvo de bastante atenção e acaba por ser considerado um dos discos do ano de 2021.
Ao longo do seu trajeto, Afonso Dorido é convidado a escrever para outros músicos e tem oportunidade de trabalhar com artistas como Ana Deus, Manel Cruz, Rodrigo Leão e Old Jerusalem. Marca também presença em vários palcos nacionais e internacionais como o Vodafone Paredes de Coura, o NOS Alive ou o Dunk!Festival.
Em 2024 nasce o disco “Catarse Natural”, um manifesto interior que agrega um caldeirão sonoro de folk, shoegaze, pós-fado ou até world music. Para além de multi-instrumentista, Homem em Catarse afirma-se, mais do que nunca, como escritor de canções.
A emoção e a expressividade continuam a ser o canal da criação, mas agora aliadas à mensagem escrita das canções. Ao quarto disco, Homem em Catarse cimenta os passos já dados e celebra a sua versatilidade com diversidade.
“Verão no Centro Histórico” acontece todas as noites de sexta-feira do mês de agosto. A 8ª edição deste evento, organizado pela Câmara Municipal da Covilhã, contará com várias surpresas envolvendo entidades e associações locais, continuando a unir história e património ao melhor da nova música nacional e local. As noites do “Verão no Centro Histórico” começam sempre às 21h30 com didáticos e divertidos momentos encenados, seguidos de concertos ao ar livre, gratuitos, em locais improváveis e
emblemáticos do centro histórico da Covilhã. O “Verão no Centro Histórico” tem como objetivo levar as pessoas para a rua, em grandes noites de cultura no coração da cidade.
No próximo dia 15 de agosto, às 21:30, na Rua Conselheiro Santos Viegas, há novo e surpreendente momento encenado pelo CCD Oriental de São Martinho, seguido do concerto de Velhote do Carmo, um dos mais promissores músicos nacionais.