João Nunes, líder da lista C e aluno do Mestrado em Finanças e Contabilidade, foi reeleito como presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) nas eleições que decorreram na terça-feira, 17 de dezembro. O atual presidente venceu com 1565 votos, superando os 921 votos de Guilherme Diogo, cabeça da lista V. O ato eleitoral contou com a participação de 2587 estudantes, registando ainda 39 votos em branco e 62 nulos.
A lista C conquistou também a Mesa da Assembleia Geral (MAG) com 1514 votos contra 948 da lista V, enquanto 46 votos foram brancos e 69 nulos. Para o Conselho Fiscal, a lista C obteve 1546 votos e a lista V 923, registando-se 46 votos brancos e 72 nulos.
Além da recondução de João Nunes, o ato eleitoral também elegeu Guilherme Pereira (Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas) para a Mesa da Assembleia Geral de Estudantes e Duarte Lucas (1.º Ciclo em Economia) para o Conselho Fiscal.
João Nunes destaca o aumento da participação eleitoral, atribuindo-o à maior presença de estudantes na Covilhã e ao trabalho de aproximação desenvolvido pela direção. “O número de votos tão elevado, comparativamente ao ano passado, acho que também foi muito pelo trabalho que foi desenvolvido pela nossa direção de aproximação aos estudantes e só demonstra que os estudantes querem, cada vez mais, ser participativos e que querem ter uma palavra a dizer em relação ao futuro da nossa Associação Académica”, afirma.
Para o novo mandato, o presidente reeleito salienta a continuidade de projetos como a Bolsa Social de Apoio Psicológico, que já apoia mais de 80 estudantes, e o reforço da área pedagógica. “Este ano também vamos tentar trabalhar a área da pedagogia de outra forma, daí termos colocado duas pessoas na secção pedagógica, uma vez que uma das dificuldades que sentimos o ano passado foi que os problemas eram resolvidos, mas há demasiadas queixas a chegar à Associação Académica para uma só pessoa resolver. Por outro lado, para que os direitos dos estudantes não sejam esquecidos como alguns têm sido”, explica o líder estudantil.
Com foco na inovação, eventos estruturados e uma gestão orientada para as necessidades dos estudantes, João Nunes compromete-se a dar continuidade ao trabalho iniciado no seu primeiro mandato.