Menção Honrosa para trabalho da UBI nos Prémios Ciências do Desporto 2022/2023

O estudo foi reconhecido na categoria “Medicina no Desporto”.

O trabalho “Effects of Exercise Training on Cardiac Toxicity Markers in Women with Breast Cancer Undergoing Chemotherapy with Anthracyclines: A Randomized Controlled Trial”, da autoria, entre outros, de Pedro Antunes (estudante do 3.º Ciclo em Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior [UBI]), Dulce Esteves (docente do Departamento de Ciências do Desporto da UBI e orientadora científica de Pedro Antunes) e de Célia Nunes (docente do Departamento de Matemática da UBI), obteve uma Menção Honrosa nos Prémios Ciências do Desporto COP | REPSOL, edição de 2022/2023.

Distinguido no âmbito da categoria “Medicina no Desporto”, o trabalho premiado é baseado no desenvolvimento do programa MAMA_MOVE, concretamente no MAMA_MOVE GAIA on treatment, sendo que para Dulce Esteves a Menção Honrosa em apreço é “muito importante”. “Estes são os prémios nacionais mais importantes na área das Ciências do Desporto, e, dos muitos candidatos na área de Medicina do Desporto, só três foram selecionados, no qual se inclui o nosso trabalho”, refere a docente da UBI e investigadora do CIDESD – Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano. Dulce Esteves agradece às participantes no estudo, “pela confiança depositada”, bem como “à Direção do Hospital Gaia/Espinho, médicos e enfermeiros na área da oncologia e da cardiologia”, pois, sublinha, “só uma parceria multidisciplinar consegue levar a cabo um trabalho tão complexo e com tantos resultados positivos”.

Os Prémios Ciências do Desporto são uma iniciativa do Comité Olímpico Português (COP), criada em 2014, com o objetivo de valorizar o aprofundamento das problemáticas do desporto enquanto objeto de estudo, bem como a recolha e análise de dados atuais essenciais para as decisões dos mais diversos agentes do sistema desportivo nacional.

Ao longo das seis edições já realizadas foram submetidos a concurso 265 trabalhos de investigação. A presente edição demonstrou um forte crescimento no número de candidaturas (87), aumento que segue em linha com anteriores edições: 61 trabalhos, em 2019, e 71, em 2020/21. Em todas as edições, a UBI tem tido trabalhos distinguidos.

O trabalho vencedor em cada uma das áreas temáticas irá receber um prémio monetário de cinco mil euros, e cada uma das menções honrosas um diploma. A Cerimónia pública será em data e local a divulgar oportunamente.