O último fim de semana ficou marcado pela IX edição do Herminius – Festival de Tunas da Universidade da Beira Interior.
A concurso estiveram quatro Tunas, sendo elas a TUIST (Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico), a FANFARRA (Tuna Académica de Coimbra), a TAIPCA (Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave) e a GATUNOS (Tuna Académica do Politécnico do Porto).
O festival teve início com a tradicional «Noite de Serenatas», na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Covilhã, que além das tunas a concurso contou, também, com a atuação de duas tunas extra concurso – as Moçoilas e a Encantatuna.
O Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI foi o palco da segunda noite do festival, que contou com a apresentação do comediante Pedro Durão. As tunas a concurso, apresentaram os seus repertórios que foram avaliados por um grupo de jurados. A TUIST

(Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico), foi a grande vencedora da noite, levando para casa o maior número de prémios, a FANFARRA (Tuna Académica de Coimbra) levou o prémio de melhor tuna. A nona edição do Herminius encerrou com almoço de convívio.
Para o magister da Tuna-MUS, Dinis Antunes, este “festival é o nosso menino é para isto que nós trabalhamos, para poder fazer um evento deste calibre” evento este que exige, segundo o dirigente da tuna, longos meses de trabalho para conseguir dar, às tunas concorrentes e a quem assiste, um fim-de-semana para recordar. O magister da tuna sublinha, ainda, que a Covilhã “tem vindo, cada vez mais, a apoiar a cultura e os estudantes” destacando o apoio de diversas associações ao evento.
Ilda Sá, que veio até à Covilhã para assistir ao festival, afirma que é importante todos apoiarem este tipo de eventos: “Tenho ido a todos os festivais, adoro a música e o convívio das tunas”, garante.
O Herminius voltou a encher a Covilhã de música, alegria, tradição e amizade como só o espírito académico é capaz. A cidade recebeu tunas de vários pontos do país, num ambiente de festa e convívio. Foi mais uma edição cheia de momentos musicais marcantes e espírito académico, que unem Portugal e a beleza única da Covilhã.