A Universidade da Beira Interior (UBI) iniciou na última semana uma parceria com o grupo Tecnibuild, para impulsionar a inovação na área da engenharia civil.
O protocolo pretende fomentar a troca de conhecimentos e a cooperação em áreas estratégicas, através do desenvolvimento de projetos inovadores. Desta forma, são criadas maiores oportunidades para os investigadores da UBI, para os estudantes de mestrado e doutoramento e para o grupo empresarial, que reforça com esta parceria o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor da construção.
A parceria prevê a colaboração em projetos de investigação e desenvolvimento (I&D), estando previstas iniciativas no âmbito de programas de I&D empresarial (Inovação e Desenvolvimento Tecnológico – Sistemas de Incentivos e Horizon Europe), que visam fortalecer a competitividade e mudanças benéficas no mercado europeu.
O protocolo foi assinado no dia 18 de setembro, com a presença do Reitor da UBI, Mário Raposo, e o administrador da Tecnibuild, António Araújo. Participaram na cerimónia o presidente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA), António Albuquerque, o coordenador do C-MADE, João Castro Gomes, o docente do DECA, Clemente Pinto, e o chefe da unidade de pré-fabricação e impressão 3D do grupo empresarial, o engenheiro Jaime Polónia.
A Tecnibuild é um grupo de empresas com raízes profundas no setor da Engenharia Civil e Construção, com mais de 500 colaboradores. Tem uma presença internacional sólida, especialmente no norte da Europa, em países como Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega e França, mas também, em Espanha e no Reino Unido. Reconhecido pela sua competência técnica e pela qualidade dos projetos executados, o grupo distingue-se pelo compromisso com a inovação, sustentabilidade e cumprimento rigoroso de prazos e orçamentos.