Pedro Jacinto anuncia recandidatura

Atual presidente da AAUBI vai novamente a votos no próximo dia 18 de dezembro. Até ao momento, para além de Pedro Jacinto, concorre ao cargo João Silveira Nunes, aluno de mestrado em Finanças e Contabilidade.

Pedro Jacinto, aluno de Economia da Universidade da Beira Interior (UBI) e atual presidente da Associação Académica (AAUBI), anunciou esta terça-feira, 21 de novembro, a recandidatura ao cargo.

O presidente da AAUBI sublinha a “renovação do compromisso assumido com os estudantes no início de 2023”, com o intuito de “aprimorar a confiança depositada pelos estudantes no projeto que levei a bom porto durante este ano, ao lado de uma equipa competente, cujo principal mote foi transformar a Academia num espaço melhor para os estudantes”. Recorde-se que Pedro Jacinto venceu confortavelmente as primeiras eleições a que se propôs, em dezembro de 2022, tendo tomado oficialmente posse em janeiro deste ano de 2023.

“Para unificar a Academia foi fundamental a ajuda de todos os Núcleos Culturais e de estudantes e o envolvimento da comunidade académica como um todo, que ruma em direção a um objetivo comum”, refere Pedro Jacinto. “Hoje é dia de nos voltarmos a unir em torno da Casa Azul e de um projeto que nasceu da Academia e para a Academia, um projeto de estudantes para estudantes e nunca um espaço para interesses próprios”, reitera.

Em jeito de balanço do primeiro ano de mandato, o presidente da AAUBI garante que “pela primeira vez, as prioridades dos estudantes estiveram em primeiro lugar e os resultados estão à vista: uma Académica que representa os seus estudantes, que promove o bem-estar no meio académico, que prioriza as necessidades dos estudantes carenciados, que inclui e impulsiona a diversidade, que olha e projeta o futuro, que zela pela sustentabilidade financeira e que em apenas um ano abateu mais de 50 mil euros de um passivo cuja tendência nos últimos anos era ascendente”.

Apesar destes números, e considerando que “nunca fomos tão longe”, Pedro Jacinto promete “ir mais além”. É, então, numa “postura de proatividade, proximidade e união que assento a minha candidatura, ciente do que passou e do que não foi perfeito, mas focado em construir um futuro em que os estudantes continuam a ser a principal prioridade da nossa ação”.

As eleições para a direção da AAUBI decorrem no próximo dia 18 de dezembro.

Pode ler também