Encontra-se aberta, até 5 de dezembro, a primeira fase das candidaturas ao Pós-Master em (Humanitarian) Architecture, Infrastructure and (Incremental) Housing for Crisis, uma nova oferta formativa do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior (DECA-UBI).
O curso tem 218 horas de contacto, oferece 30 ECTS, e é dirigido a mestres em Arquitetura e Engenharia Civil e áreas próximas, como Arquitetura Paisagística e Planeamento Urbano, ou licenciados com experiência profissional em Arquitetura, Engenharia, Geografia, Sociologia, Serviço Social, Engenharia Ambiental e outras áreas relacionadas com riscos de desastres.
O curso tem como objetivo qualificar profissionais para desenvolverem trabalho em situações de crise que afetam o mundo, como pobreza extrema, desastres, conflitos armados, carências habitacionais relacionadas com fluxos de migrantes, pessoas deslocadas ou refugiados. Como aspeto inovador, o curso tem uma forte vertente prática e interdisciplinar, focando, através do projeto, a relação entre arquitetura, infraestrutura, habitação, desastres e construção de resiliência comunitária.
O curso tem vindo a receber o apoio de organizações internacionais de escala global, tais como a ASF – International (Architects sans Frontière), o CIFAL York, Centre International de Formation des Autorités et Leaders), a Landscape Architects Whithout Borders e ainda a UN-Habitat, que irão disponibilizar formadores. Além de especialistas da UBI, o corpo docente conta com académicos e profissionais com prática acumulada nos cinco continentes e os conselhos consultivo e científico incluem académicos de prestígio internacional.
As aulas decorrem às sextas-feiras em sistema online (e ou presencial com live streaming) e a primeira, incluída no evento de abertura, está agendada para 15 de dezembro.
O PRR está a oferecer cinco bolsas de estudo, sujeitas a candidaturas.