Professores da Universidade Federal do Piauí visitam a UBI para reforçar cooperação institucional

A visita incluiu reuniões com a Reitora e visitas à Faculdade de Ciências e às Unidades de Investigação RISE-Health-UBI e FibEnTech-UBI.

A Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu a visita de Carla Eiras e Jefferson Mendes, docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Brasil, com o objetivo de fortalecer a cooperação académica e científica entre as duas instituições. Durante a passagem pela Covilhã, que teve lugar na última semana, foram discutidas futuras parcerias, projetos conjuntos e oportunidades de mobilidade académica, consolidando a relação entre a UBI e a instituição de Ensino Superior brasileira.

Os docentes foram recebidos pela Reitora da UBI, Ana Paula Duarte, tendo oportunidade de conhecer a Faculdade de Ciências e visitar as Unidades de Investigação RISE-Health-UBI e FibEnTech-UBI, onde lhes foram apresentados projetos inovadores e as linhas de investigação em curso pelas professoras e investigadoras Ana RamosSusana FerreiraEugenia GallardoAna Paula GomesFernanda Domingues e Ana Cristina Cabral.

Ambos os docentes brasileiros têm ligação académica anterior com uma estudante de Doutoramento da UBI, Ester Ferreira, cuja formação de Licenciatura orientaram no Brasil. A aluna do 3.º Ciclo em Ciência e Engenharia dos Materiais Fibrosos, atualmente orientada pelo investigador Ângelo Luís, constitui mais um exemplo da capacidade da UBI para oferecer formação pós-graduada de elevada qualidade a estudantes internacionais, em particular provenientes do Brasil.

A Universidade Federal do Piauí, fundada em 1971, tem sede na cidade de Teresina (Estado do Piauí) e “campus” nas cidades de Picos, Floriano e Bom Jesus.

A ligação académica com a UFPI reforça a importância que a UBI atribuiu à colaboração internacional na formação avançada e na produção científica, nomeadamente no espaço lusófono.

Pode ler também