Rodagens do filme documental “Costela de Adão” começaram no passado dia 24 de abril

As alunas de segundo ano da Licenciatura de Cinema começaram as rodagens do seu primeiro projeto produzido pela Universidade da Beira Interior.

Nos dias 24 a 27 de abril, realizaram-se as rodagens do filme “Costela de Adão”. Realizado por Ângela Martins, a história segue Maria uma mulher de meia-idade, que ocupa os seus dias a realizar tarefas domésticas. O filme retrata a posição da mulher e a sua invisibilidade numa sociedade opressiva do ponto de vista patriarcal e capitalista.

Produzido por Bárbara Morais, o filme tem ainda Manu Marques na direção de som, Beatriz Neto na direção de imagem, Ana Martins na montagem e anotação e Maria Marinho como assistente de imagem.

O filme, cujas rodagens aconteceram na casa da realizadora, faz parte do Projeto de Cinema I, o primeiro projeto dos alunos da licenciatura de Cinema produzido pela UBI.  “O Projeto de Cinema I dá aos alunos a possibilidade de criarem os seus próprios filmes”, partilhou Bárbara Morais, produtora do projeto. “No início do segundo semestre todos os alunos têm a liberdade de fazer um “pitch”, onde apresentam as suas ideias para uma curta-metragem, documental ou ficção de sete minutos e apenas seis projetos são escolhidos.” O autor dos projetos tem de preencher vagas na equipa como produção, direção de imagem, direção de som, anotação e assistentes de som e imagem.

“Apesar de ser única, Maria acaba por retratar todas as mulheres do ponto de vista da representação, independentemente da época histórica a que pertençam” explica a realizadora, Ângela Martins. Já sobre realizar um filme na UBI diz que “foi muito complicado porque o financiamento é nulo”. Os equipamentos são fornecidos pela faculdade para o período de dois a três dias. “Para os projetos I e II, não temos financiamento da UBI, temos que bancar do nosso próprio bolso e isso dificulta o nosso trabalho” continuou.

“A Costela de Adão para mim é um filme importantíssimo que relata as lutas da mulher moderna, e não só”, disse a produtora, acrescentando que apesar das dificuldades, o Projeto de Cinema I é  uma boa aprendizagem para os alunos de Cinema: “é a nossa primeira experiência no mundo profissional abrindo-nos muitas portas a esse nível”, conclui.

“Costela de Adão” vai entrar em pós-produção, sendo possível ver o filme dia 21 de junho.