Serenata e Latada abrem receção ao caloiro

Créditos: AAUBI
Serenata debaixo de chuva, mas com uma novidade, e uma latada em que o tempo deu meias tréguas. Inicia-se assim a Receção ao Caloiro 2024 na Covilhã. As festividades começaram na última terça-feira, dia 15, e vão até domingo.

O grupo Fado D´Anto, presença assídua em todas as serenatas “ubianas”, deu a entrada à Receção ao Caloiro de 2024. Caloiros pela primeira vez, alguns alunos pela última, ouviram mais uma serenata com o som de fundo da chuva, que foi intensa; porém, este ano, os alunos da Universidade da Beira interior, juntamente com todos os presentes, tiveram a oportunidade de se abrigar da chuva e não perder o espetáculo. Em frente ao histórico palco do Calvário foi colocada uma tenda que serviu de cobertura para os espectadores não ficarem encharcados com a forte chuva que se fazia sentir.  O espetáculo seguiu com a presença do também habitual DJ Sergy, que alegrou as hostes durante a noite.

No dia seguinte, quarta-feira, milhares de estudantes desfilaram com os habituais carros alegóricos construídos durante o período da praxe, pelas ruas da Covilhã, no cortejo da Latada 2024. O trajeto, com fim na Rua do Pelourinho, em frente à Câmara Municipal, marca o final da praxe deste ano letivo, num ambiente de festa protagonizado por caloiros, outros alunos da universidade e muitos familiares a assistir. O tempo esteve com céu limpo, mas a meio a chuva intrometeu-se nas festividades, para cumprir a tradição de “Latada molhada, latada abençoada”.  A festa não se findou pela tarde, com o Festival de Tunas da Universidade da Beira Interior a dar início à parte da Receção ao Caloiro que decorre no Pavilhão da Anil.

Carro alegórico de arquitetura, no cortejo da latada 2024. Créditos: AAUBI

Até domingo não há tempo a perder, e por isso ontem dia 17 seguiu-se a  atuação dos Wet Bed Gang, um grupo português de Rap, composto por 4 cantores: Gson, Kroa, Zizzy Jr e Zara G. As músicas “ Devia ir” , “ Não sinto” e “ Bairro” são alguns dos temas mais famosos dos artistas que puderam ser ouvidos no espetáculo dessa noite. Os Djs Yellowl, Doubleman e Wud N` Mosque são os artistas que compõem o cartaz de quinta-feira.

A Receção ao Caloiro termina com o tradicional Arraial, em contraste com outras edições, em que costumava ser nos primeiros dias deste festival, e com a presença do ilustre Quim Barreiros, que com certeza vai animar as hostes ao encerrar mais uma receção, no domingo, dia 20.