Vestidos a rigor e com os pulsos cheios das famosas “pulseiras da amizade”, os fãs da cantora norte-americana viram finalmente a sua vez chegar depois de longos meses de espera e de mais de 90 concertos acompanhados à distância, tendo rapidamente esgotado as duas datas no país.
Cláudia Boia diz-se fã de Taylor Swift desde a era “Reputation”, ou seja, do ano de 2017, e desde aí que garante acompanhar detalhadamente todos os trabalhos da artista.
“Eu já tinha ouvido músicas dela antes, mas foi quando ela lançou o seu álbum Reputation que eu realmente lhe comecei a dar atenção. Quando percebi tudo o que existe por trás de cada álbum e como funcionam as suas ‘eras’, fiquei totalmente apaixonada por todo aquele mundo.”
Taylor Swift é conhecida por sempre que lança um novo álbum lhe atribuir uma nova personalidade. Foi assim que surgiram as famosas “Eras” da sua carreira e também o nome desta tour. Durante os concertos, tal como a artista explica no discurso que faz antes de cantar a música “Lover”, são cantadas e dançadas músicas de todos os lançamentos de Swift e que marcaram não só a sua carreira, mas também fases diferentes tanto da sua vida como as dos fãs.
Cláudia cresceu com as músicas da cantora a servir-lhe de banda sonora da vida e conta-nos que, quando comprou os bilhetes, em julho, estava na praia. Com uma imensa alegria, descreveu o momento como uma sensação de “sonho cumprido”. A emoção deste pequeno evento foi crescendo gradualmente e quanto mais próximo da data mais nervosa e ansiosa se sentia. No dia 24 de maio (dia do primeiro de dois concertos da artista em Portugal), acordou às 5 da manhã para chegar cedo ao recinto e garantir um bom lugar na fila e proximidade à cantora durante o concerto.
Dinâmicas dos fãs
Já na fila do relvado, os fãs foram-se acumulando desde madrugada e, apesar do sol e do calor que se sentia, aguardaram durante horas sem baixar o ânimo. As “pulseiras da amizade” serviram de entretenimento e uniram os fãs de Swift. Esta dinâmica é inspirada na música “You´re on Your Own, Kid” do álbum Midnights onde a artista diz Make the friendship bracelets, Take the moment and taste it. Todas as pulseiras são feitas com referências a músicas ou à carreira de Taylor Swift.
Esta troca de pulseira tornou-se um ritual famoso em todos os concertos da artista e, como nos revelou Mia, uma fã de 17 anos, “a experiência já não faria sentido sem elas (as pulseiras)”. Tal como muitos outros fãs, Mia levou missangas para o recinto e passou o tempo de espera a fazê-las e a trocá-las, referindo que considera que “é uma dinâmica muito ‘fofa’ e que serve sem dúvida para unir as pessoas”. Conta que a mãe, ao vê-la sair de casa carregada, disse que “parecia que ia para um culto”. Mia riu-se e acrescentou que “na verdade é algo mesmo inofensivo e que torna esta experiência muito mais divertida, não há por onde ninguém reclamar”. Muitos fãs chegaram ao concerto sozinhos e foi atráves desta dinâmica que, enquanto esperavam na fila, fizeram novas amizades que as acompanharam nesta experiência.
Algo que também diferencia estes concertos e que, na opinião dos fãs, os torna tão especiais são as roupas personalizadas. Cada fã escolhe uma “era” ou música da carreira de Taylor e veste-se de acordo com a mesma. Alice e Sofia, duas amigas que partilham a mesma paixão pela a artista, escolheram a música “Invisible String” do álbum Folklore e foram com vestidos a combinar.
“Nós compramos uns vestidos simples e depois decoramo-los de forma a representarem a música que queríamos. Também lhes colocamos umas luzes para os fazer brilhar. Uma das partes mais divertidas dos concertos da Taylor é toda a preparação de escolher as roupas e os penteados. Demoramos meses a tomar uma decisão”
No recinto, os fãs conviveram e fizeram novas amizades, enquanto discutiam o quão ansiosos estavam para o acontecimento seguinte e também enquanto tentavam adivinhar quais seriam as “músicas surpresas” da noite. Estes são sempre momentos muito aguardados nos concertos uma vez que, Taylor, escolhe duas ou mais músicas fora da setlist e as canta de uma forma acústica.
As Swifties têm como hábito fazer apostas sobre que músicas Taylor escolherá para o concerto da sua noite. Mia revelou o desejo “que (Swift) cantasse uma do álbum Lover”. A maioria dos fãs presentes acreditava que Taylor Swift iria cantar “Red” devido à cor do estádio, tal como nos sugeriu Laura de 23 anos.
No entanto, a artista surpreendeu a plateia quando, pela primeira vez, durante a primeira noite em Portugal, cantou cinco músicas surpresa, algo que nunca tinha acontecido.
A música “The Way I Loved You” foi a que mais espantou os fãs. É um êxito muito querido entre os fãs e que não era cantado ao vivo desde 2010. A artista também estreou a música “Fresh Out The Slammer” , do álbum The Tortured Poets Department, lançado este ano. Na segunda noite (25 de maio), Taylor voltou a surpreender os seus fãs, interligando as letras das músicas “You´re on Your Own, Kid” e “Long Live”, ambas músicas que a artista dedicou aos fãs.
O Concerto de Portugal
A escolha destas músicas tão especiais mostra que Taylor ganhou um grande carinho pelo país e que serão, com certeza, atuações que nunca irá esquecer. A cantora confessou ter-se sentido muito bem acolhida em Portugal e elogiou a forma como os portugueses sabem usufruir e viver um concerto. Como forma de retribuição, no momento de ovação à cantora, o público gritou o nome da artista durante mais de cinco minutos, tendo sido uma das vezes mais longas de toda a tour. O momento foi tão comovente e emocionante que a equipa de Taylor mandou acender as luzes do Estádio da Luz para que a cantora pudesse ver o rosto de cada fã que gritava pelo seu nome. Foi a primeira vez que esta situação aconteceu.
Foi desta forma que o Estádio da Luz se apresentou para receber a artista mais famosa da atualidade. Os concertos foram um absoluto sucesso, tendo os fãs de Swift cantado e dançado durante as 3h30 de concerto, deixando a cantora extremamente impressionada. Apesar dos vários elogios que foram deixados pela cantora durante as atuações, a artista, ainda não satisfeita, deixou uma última e bonita mensagem a todos os fãs portugueses nas suas redes sociais, assumindo ter deixado o seu coração em Lisboa.