A Universidade da Beira Interior (UBI) foi palco de uma reflexão internacional sobre o desenvolvimento de Provedorias do Estudante. A 19.ª Conferência da Rede Europeia de Provedores no Ensino Superior foi organizada pela Provedoria do Estudante da UBI e reuniu destacados representantes de instituições europeias. A reflexão abrangeu os temas da democracia, transparência e o papel destas estruturas de apoio aos alunos.
O evento desenrolou-se ao longo de quatro dias (11 a 14 de junho), combinando os debates com um programa que deu a conhecer a Covilhã e a região da Serra da Estrela aos participantes.
Os trabalhos começaram com o Training Activity Programme (TAP), onde se discutiram temas como a realidade dos provedores na Europa, comunicação não violenta e aconselhamento para pessoas altamente conflituosas. A Provedoria do Estudante da UBI sublinhou a importância deste encontro para a promoção da equidade, diversidade e inclusão, garantindo que as necessidades e expectativas dos estudantes fossem devidamente ouvidas e respeitadas.
Nos dias seguintes, o conjunto de temas abordado incluiu o debate sobre o papel dos provedores no Ensino Superior, a democratização deste grau de ensino propiciada pelo programa Erasmus (por Carla Ruivo, Coordenadora da Equipa Ensino Superior na Agência Nacional Erasmus+ EF), os resultados do projeto BRAVIOO (por Emilio Ollas Ruiz) e a experiência da Academia de Belas Artes de Praga (Klára Cmolíková Cozlová).
Governança, resiliência e saúde mental foram outras áreas em análise, na qual os especialistas partilharam conhecimentos e estratégias valiosas, abordando temas cruciais como o contributo dos Provedores para o desenvolvimento de culturas democráticas nas instituições. Este dia (13 de junho) culminou com a Assembleia Geral da ENOHE. A encerrar os trabalhos da Conferência teve lugar a sessão plenária “Going from Strength to Strength”, onde foram discutidos temas essenciais como empatia no trabalho dos provedores, evolução da profissão e prevenção de violência extrema no campus.
Além destas sessões, o grupo visitou os espaços da Arte Urbana da Covilhã e a Serra da Estrela e participou na celebração dos Santos Populares, num momento de contacto com a cultura popular portuguesa.
A Provedoria do Estudante da UBI elogia todos os participantes por terem dinamizado uma conferência que foi “um evento memorável, enriquecendo o debate sobre o papel dos provedores no Ensino Superior e promovendo um ambiente académico mais justo, inclusivo e sustentável”.