A Universidade da Beira Interior, cujo património cultural está indissociavelmente ligado aos lanifícios, associa-se à comemoração desta efeméride através das atividades seguintes, uma e outra relacionadas com o tema proposto pelo EAHD para 2024: “Sensation”.
Nesse sentido, o dia 18 de novembro, entre as 14h30 e as 16h30, a instituição oferece uma visita guiada ao Museu de lanifícios da UBI. O objetivo é que cada um dos visitantes possa imergir na história dos lanifícios, da cidade e da UBI e em recursos de apoio à investigação. A visita inicia-se na Real Fábrica de Panos (Polo I) e conclui-se no Arquivo Histórico, na Real Fábrica Veiga. A participação será livre, mas requer inscrição através de muslan@ubi.pt.
No dia 20, entre as 14h30 e as 17h30 tem lugar uma caminhada pela Rota CampusLANA. Esta atividade destina-se a conhecer melhor o papel que a UBI tem desenvolvido na conservação ativa do património industrial dos lanifícios, e também sensibilizar para a valorização da lã, uma matéria-prima potenciadora de equilíbrio ecológico e desenvolvimento sustentável.
Partindo da Parada do Polo I da UBI (antiga Praça Central da Real Fábrica de Panos), a caminhada segue o percurso das faculdades-polos-fábricas da UBI, subindo e descendo encostas, percorrendo caminhos e escadas, para terminar na sede do Museu de Lanifícios, na Real Fábrica Veiga. O ponto de encontro está marcado para as 14h00, na Parada, sendo que os participantes devem usar pelo menos uma peça de roupa de lã. Trata-se de um percurso de dificuldade média, de cerca de 7 km, com uma duração de 3 horas. Aconselha-se calçado confortável e levar uma garrafa de água.
O CampusLANA Sensation é uma atividade organizada pela turma de 1ºano da licenciatura em design de moda, no âmbito da disciplina “Materiais para Moda”, em cooperação com o Museu de Lanifícios da UBI e a Vice-Reitoria para os Recursos Humanos, Concursos e Atos Académicos.
A participação será livre, mas requer inscrição através de muslan@ubi.pt.