UBI coordena programa de treino junto de idosos da Covilhã com demência leve

O TRAIN4BRAIN envolve mais de 100 utentes a residir em Estruturas Residenciais para Idosos e tem o apoio do Programa Nacional de Desporto para Todos do IPDJ.

Uma equipa de investigadores do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (DCD-UBI) encontra-se a coordenar o TRAIN4BRAIN, um programa de intervenção comunitária que se rege pela implementação de programas científicos de treino de força para preservar/melhorar a função cognitiva e capacidade funcional em idosos com demência leve da Cova da Beira. O programa foi um dos dois projetos da Região Centro selecionados pelo Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT 2023) do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) para financiamento na área de investigação com intervenção comunitária.

O TRAIN4BRAIN envolve mais de 100 utentes a residir em Estruturas Residenciais para Idosos do concelho da Covilhã e conta, na implementação dos procedimentos científicos, com a colaboração de uma equipa multidisciplinar de docentes e investigadores em Ciências do Desporto, Psicologia e Medicina da UBI com experiência de mais de duas décadas na análise dos efeitos da avaliação e prescrição do exercício em populações especiais.

Com coordenação de Mário Marques (investigador principal), fazem também parte da equipa Dulce EstevesHenrique NeivaDaniel Marinho e Diogo Marques, docentes e investigadores do DCD-UBI, e Nuno Fonseca, estudante de Doutoramento. A análise e interpretação de marcadores bioquímicos estão a cargo de Carla Fonseca, docente do Departamento de Ciências Médicas, enquanto as análises cognitivas são da responsabilidade de Jorge Costa, docente do Departamento de Psicologia e Educação.

O Programa procura dar resposta às necessidades urgentes da sub-região da Cova da Beira através da realização de iniciativas comunitárias gratuitas para combater o declínio cognitivo e funcional em indivíduos com demência leve, contemplando atividades de avaliação física, cognitiva e de parâmetros bioquímicos antes e após os programas de treino. Todos os exercícios seguem uma prescrição individualizada no que diz respeito ao volume e à intensidade do treino.

Para Mário Marques, investigador principal do Programa, é esperado que as práticas desenvolvidas ao longo do TRAIN4BRAIN auxiliem na identificação da dose de treino ótima para a preservação e melhoria da função cognitiva e capacidade funcional nesta população, um aspeto inovador a nível mundial.