UBI destaca compromisso com a transparência no Dia Internacional Contra a Corrupção

A Universidade assinala o Dia Internacional Contra a Corrupção associando-se à campanha da Nações Unidas sob o lema Unindo-se com os jovens contra a corrupção: moldando a integridade do amanhã”.

No Dia Internacional Contra a Corrupção, que se celebra hoje, dia 9 de dezembro, a Universidade da Beira Interior (UBI) reforça o seu papel ativo na prevenção e combate a práticas ilícitas. A data foi uma escolha da Assembleia-Geral da ONU para aumentar a sensibilização dos países, instituições e cidadãos para a necessidade de enfrentar este flagelo.

Associando-se à campanha lançada pelas Nações Unidas, este ano sob o lema “Unindo-se com os jovens contra a corrupção: moldando a integridade do amanhã”, a UBI irá lançar durante esta semana, nas suas redes sociais, um conjunto de mensagens e imagens dedicadas ao tema, para sensibilização dos alunos e da comunidade mais jovem e mobilização para esta luta.

Com esta iniciativa, a UBI reforça o compromisso com a sociedade e com a comunidade académica, na promoção de um ambiente ético e transparente em todas as suas atividades e de contribuir ativamente para a construção de uma sociedade mais justa e livre de corrupção.

No âmbito do empenho neste âmbito, a UBI disponibiliza uma página dedicada à Transparência e Anticorrupção, onde poderá aceder ao portal da Prevenção da Corrupção e Infrações Conexas.

Este portal reúne um conjunto de mecanismos e informações essenciais para prevenir crimes como corrupção, peculato, tráfico de influência e abuso de poder, conforme definido no Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC). Entre as medidas implementadas pela UBI destacam-se o Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção, os Códigos de Conduta e de Integridade (que orientam as boas práticas institucionais), o Programa de Formação Interna (para sensibilizar a comunidade académica) e o Canal de Denúncia (que permite reportar infrações de forma segura e confidencial, em conformidade com os regimes legais aplicáveis). Além disso, a UBI conta com um Responsável pelo Cumprimento Normativo (RCN), que assegura a aplicação do programa anticorrupção e coordena o tratamento das denúncias.

Todas as informações sobre os mecanismos disponíveis estão acessíveis no portal de transparência e Anticorrupção da UBI e no Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC).

Pode ler também