UBI envolvida em projeto transfronteiriço para potenciar o emprego qualificado

O TUTOR tem a participação de instiutições da Região Centro de Portugal e de Castilla y León (Espanha).

A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das entidades envolvidas no TUTOR – Projeto transfronteiriço para a união do talento e das oportunidades no âmbito rural, que visa capacitar talentos emergentes no setor das TIC, com o objetivo de facilitar o acesso ao mercado laboral.

Trata-se de um projeto de cooperação transfronteiriça para promover a capacitação de quadros na área da digitalização, com o duplo propósito de responder às necessidades crescentes das empresas do setor das TIC e de preparar o acesso ao mercado laboral destes profissionais, impulsionando o desenvolvimento da economia digital nas regiões Centro de Portugal e de Castilla y León (Espanha).

O TUTOR resulta da colaboração entre vários agentes institucionais, científicos, empresariais e políticos. O consórcio é liderado pelo Parque Científico de la Universidad de Salamanca, constando, além da UBI, o Município do Fundão e a CEOE – Confederación Española de Organizaciones Empresariales.

Conta ainda com a colaboração da Diputación de Salamanca, a CONETIC – Confederación Española de Empresas de Tecnologías de la Información Comunicaciones y Electrónica, a Agrupación Empresarial Innovadora en Ciberseguridad y Tecnologías Avanzadas, a Asociación de Empresarias de Salamanca e vários grupos de ação local da região espanhola (ADECOCIR, ADRECAG, ADRISS e ADEZOS).

Da parte da UBI, integra a equipa do projeto Helena Alves (Vice-Reitora para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade), Pedro Inácio (Pró-Reitor para a Universidade Digital) e Edgar Nave (Gabinete de Apoio à Investigação, Inovação e Desenvolvimento).

O projeto tem um orçamento global de 620.842,23€, estando a cargo da UBI 98.885,73€. O prazo de execução é até dezembro de 2026.

O TUTOR é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa VI-A Interreg España-Portugal (POCTEP) 2021-2027.

O projeto teve o seu arranque oficial no dia 4 de junho, decorrendo o kick-off meeting nas instalações do Parque Científico de la Universidad de Salamanca (Espanha).127