A Universidade da Beira Interior (UBI) foi uma das instituições participantes do 3.ª Conferência GEMINAE, que aproximou academias de países que têm em comum línguas oficiais românicas.
O evento decorreu em Espanha, na Universidad de Zaragoza (UNIZAR), no âmbito da Aliança UNITA, e permitiu à UBI fortalecer as suas redes internacionais, desta vez com parceiros de 16 países – de quatro continentes – com a exploração de novas formas de cooperação, que beneficiem toda a comunidade académica. Ficou em perspetiva o desenvolvimento de projetos conjuntos e de oportunidades de mobilidade entre instituições.
Durante os dias da Conferência (4 e 5 de setembro), a UBI esteve representada pelo Vice-Reitor para a Internacionalização e a Comunicação Institucional, Bruno Ferreira Costa, e pelo Coordenador da UNITA na UBI, Francisco do Adro. Esta comitiva teve oportunidade de reunir com o Reitor da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, João Soares Martins.
Um dos momentos de destaque na Conferência foi a entrega da 2.ª edição dos Prémios GEMINAE de Boas Práticas, que distinguiram projetos inovadores. A UBI patrocinou o prémio atribuído à Universidade Federal de Viçosa (Brasil), pelo projeto “Semana do Fazendeiro”, iniciativa que promove a ligação entre a academia e o território regional. Também foram distinguidas a Universidad Nacional de La Plata (Argentina), a Universidad de los Andes (Colômbia), a Université de Antananarivo (Madagáscar) e a Universidad del Rosario (Colômbia).
O projeto GEMINAE da aliança UNITA é uma rede de universidades parceiras, lançada em setembro de 2021, baseada na cooperação ativa e no intercâmbio de boas práticas entre universidades UNITA e 30 academias parceiras de fora da Europa.