“Verão no Centro Histórico” está de regresso à Covilhã e acontece todas as noites de sexta-feira do mês de agosto. A 8ª edição deste evento, organizado pela Câmara Municipal da Covilhã, contará com várias surpresas envolvendo entidades e associações locais, continuando a unir história e património ao melhor da nova música nacional e local.
Após o sucesso das edições anteriores, com a atriz Joana Poejo a conduzir as visitas guiadas encenadas mais participadas do país e dando a conhecer à Covilhã novos projetos musicais, o “Verão no Centro Histórico” tem como objetivo trazer as pessoas para a rua, em grandes noites de cultura no coração da cidade.
As noites do “Verão no Centro Histórico” começam sempre às 21h30 com didáticos e divertidos momentos encenados, seguidos de concertos ao ar livre, gratuitos, em locais improváveis e emblemáticos do centro histórico da Covilhã.
Na conferência de imprensa de apresentação da 8ª edição do evento, realizada no dia 4 de julho, na Sala de Reuniões da Câmara Municipal da Covilhã, a vereadora com o pelouro da Cultura, Regina Gouveia, afirmou que o “Verão no Centro Histórico” tem como um dos “principais objetivos dar a conhecer a história e o património local, ampliando o sentimento de pertença nos covilhanenses. A verdade é que não se valoriza aquilo que não se conhece”.
Regina Gouveia acrescentou que “participam nestas noites de verão desde crianças a séniores, para saber mais sobre a história da cidade e conhecer projetos emergentes da música nacional e local”. Para a vereadora, o “Verão no Centro Histórico é um programa e um conceito que obteve um êxito absolutamente surpreendente e que superou todas as expectativas. Realizámos mais de 40 sessões nos últimos 7 anos e continuaremos a ir a locais onde nunca estivemos”.
A programação musical da edição deste ano inclui os seguintes nomes: José Pinhal – “post-mortem experience”, dia 1 de agosto (Calvário); Homem em catarse – dia 8 de agosto (Pátio dos Escuteiros, na Rua do Castelo); Velhote do Carmo, dia 15 de agosto (Oriental de São Martinho, na Rua Conselheiro Santos Viegas); Luca Argel, dia 22 de agosto (atrás da Câmara); Robin Tolle, dia 29 DE agosto (Rua Baptista Leitão).