Olimpíadas de Química Júnior disputaram-se na UBI

Há 20 anos que a Universidade apoia o evento nacional destinado a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico. A semifinal deste ano teve a participação de estudantes da Covilhã, Fundão, Manteigas, Sabugal, Portalegre e Guarda.

As Olimpíadas de Química Júnior (OQJ) voltaram a ter como palco a Universidade da Beira Interior (UBI), que há 20 anos apoia a iniciativa nacional que visa incentivar o interesse por esta área científica.

A semifinal regional das OQJ teve lugar no sábado, dia 5 de abril, no Departamento de Química da Faculdade de Ciências da UBI, que abriu as portas para os estudantes mais novos terem oportunidade de competir de forma aliciante, através da aplicação dos seus conhecimentos e do trabalho em equipa.

A etapa teve a participação de 15 equipas, compostas por alunos dos 8.º e 9.º anos de oito escolas da região Centro, dos concelhos da Covilhã, Fundão, Guarda, Manteigas, Portalegre e Sabugal.

Durante a manhã, os estudantes realizaram duas provas, uma teórica, no Anfiteatro Pinto Peixoto, e uma prática, nos laboratórios do Departamento. À tarde, foram anunciadas as três equipas vencedoras, seguindo-se a entrega de prémios.

O primeiro lugar foi conquistado pela equipa “Bom Fim”, da Escola Secundária Mouzinho da Silveira (Portalegre), formada por Diogo Alexandre Henrique Pequeno, João Fausto Espírito Santo Casaca Neto e Júlia Lourenço Roque, sob orientação da professora Maria Chaveiro.

O segundo lugar ficou com “Os Hidrogénio”, do Agrupamento de Escolas do Fundão, de Afonso Cordeiro Salvado, Maria Carolina Trindade da Encarnação e Sara Filipa Mascarenhas Duarte Simão da Cruz, com a professora Maria de Fátima Amaral.

Já o terceiro lugar foi atribuído a “Os Dourados”, do Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha (Fundão), dos alunos Leonor Dias da Silva, Núria Viveiros Mendes e Rodrigo José Moreira de Sousa Rosa, orientados pela professora Maria Júlia Guedes Nunes Gil.

A semifinal que teve lugar na UBI decorreu em simultâneo em várias universidades do país. A equipa vencedora de cada uma garante lugar na Final Nacional, agendada para 17 de maio, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. As segundas classificadas das semifinais com maior número de participantes também poderão ser apuradas, até um máximo de 20 equipas.

A competição, organizada pelo Departamento de Química, que apoia este evento desde 2005, contou com o patrocínio da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), do PRR-Impulso Jovem, da Hermès Manufacture de Métaux – Fundão e da Rotoquímica.

Pode ler também