Prémio na área da epidemiologia das doenças respiratórias para docente da UBI

Sofia Ravara, da Faculdade de Ciências da Saúde, recebeu galardões em Portugal e Espanha, por estudo sobre mortes por consumo de tabaco em Portugal.

A docente da Universidade da Beira Interior (UBI), Sofia Ravara, foi premiada em Portugal e em Espanha, pelo estudo alargado à escala nacional sobre a mortalidade provocada pelo consumo de tabaco.

“Smoking-attributable mortality in Portugal by region in 2019” é o título do estudo desenvolvido por investigadores portugueses e espanhóis e que recebeu o Prémio Robalo Cordeiro 2022 – atribuído pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia –, além do galardão de melhor Melhor Comunicação Oral Colaboração Espanha-Portugal, no Congresso Internacional da Sociedade Espanhola de Epidemiologia, da Sociedade Espanhola de Saúde Publica e da Associação Portuguesa de Epidemiologia.

Júlia Rey Brandariz (aluna de Doutoramento Internacional em Saúde Pública – colaboração Universidade Santiago de Compostela e Universidade Nova de Lisboa), Sofía Ravara (FCS-UBI e centro de investigação CISP, ENSP, NOVA), María Isolina Santiago-Pérez, Pedro Aguiar (ENSP, NOVA), Alberto Ruano-Ravina, Leonor Varela-Lema, Cristina Candal-Pedreira, Nerea Mourino e Mónica Pérez-Ríos são os investigadores que trabalharam na investigação.

O trabalho estimou, pela primeira vez, a mortalidade atribuída ao consumo de tabaco nas regiões NUTS-II de Portugal (Norte, Centro, AM de Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira), por todas as causas de morte até hoje comprovadamente causadas pelo tabaco, e agrupadas por doença cardiovascular e metabólica, respiratória e cancro.

“Mostrou uma grande variação e desigualdades na mortalidade associada ao tabaco em Portugal, por sexo e região”, de acordo com Sofia Ravara.

As conclusões apontam para uma mortalidade maior nos homens do que nas mulheres e maior nos Açores, em ambos os sexos. A Madeira apresenta a mortalidade menor, sobretudo em mulheres, pois é a região em que se começou a fumar há menos tempo. Em 2019, o consumo de tabaco causou 13.847 mortes, representando 12.3% do total das mortes entre a população portuguesa com idade igual ou superior a 35 anos. Destas, 71% ocorreram na população masculina, com 22% a ter menos de 65 anos.

Quanto às causas de morte, 42,5% deveram-se a cancro, 35,4% a doenças cardiovasculares e metabólicas e 22,2% devido a doenças respiratórias.

No que se refere a regiões, a mais baixa taxa de morte devido a tabaco ocorreu na Madeira (2,1%) e a mais alta na região Norte.

Nos homens, o cancro domina as causas de morte em todas as regiões, enquanto que, nas mulheres, são os problemas cardiovasculares.

A qualidade do estudo mereceu reconhecimento com o Prémio Robalo Cordeiro 2022, atribuído anualmente para galardoar uma nova geração de cientistas que se dedicam à investigação na área respiratória, premiando trabalhos de investigação científica, originais e inéditos, ou um projeto de investigação, incluindo treinos em instituições nacionais ou estrangeiras em técnicas essenciais à sua prossecução.

Pulmão de Ouro SPP 2022

Sofia Ravara, que coordena a Comissão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, juntamente com Raquel Rosa, viu ser atribuído a este grupo o Pulmão de Ouro 2022, que distingue o desenvolvimento das Comissões da SPP na área da comunicação e trabalho com os media, com a comunidade e formação.

“Geralmente têm um título com algum humor e o nosso foi “Santa Resiliência”, pois a prevenção e controlo de tabagismo é uma luta muito árdua”, explica a docente da UBI, que acrescenta: “Este prémio motiva-nos muito a querer fazer mais e melhor e já avançamos com um projecto Europeu UE revolucionário e com uma colaboração galvanizadora com a Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia. Há muito trabalho para fazer, mas estamos confiantes de que vai fazer a diferença”.