Acreditação para Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Curso é ministrado na Faculdade de Engenharia da UBI
O curso foi validado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior por quatro anos.

A Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial foi acreditada, sem qualquer restrição, pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. O curso de 1.º Ciclo do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior (UBI) cumpre todos os requisitos de qualidade para continuar em funcionamento nos próximos quatro anos.

A decisão da A3ES tem por base o relatório da Comissão de Avaliação Externa (CAE), que deu nota positiva às qualificações do corpo docente, à adequação do pessoal não-docente às diversas atividades da formação e, ainda, ao interesse que a mesma desperta nos estudantes.

No que se refere aos docentes, a CAE destaca que 97,5% dos afetos ao curso são professores doutorados, apresentando uma percentagem de 91,7% de docentes com uma ligação estável à instituição. Além disso, é academicamente qualificado e desenvolve atividade relacionada com as áreas fundamentais do curso.

Quanto ao interesse dos candidatos, ficou comprovada a procura consistente do Ciclo de Estudos ao longo dos últimos três anos, sendo mesmo “acima das vagas disponíveis”, de acordo com o relatório da CAE. O sucesso escolar da população “discente é satisfatório e convenientemente acompanhado” e com níveis de empregabilidade que mostram não existirem dificuldades de transição para o mercado de trabalho.

A Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial faz parte da oferta formativa da Faculdade de Engenharia. Visa valorizar os recursos humanos e a consolidação pedagógica e científica nas áreas do curso com os diplomados a terem acesso a um vasto leque de saídas profissionais. As oportunidades de carreira incluem quadros intermédios em empresas industriais ou de serviços.

Têm ainda a possibilidade de prosseguir a formação académica no Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial.

Entre as diversas competências que podem adquirir no curso da UBI destacam-se a gestão de pessoas, equipamentos e bens, procurando a otimização dos recursos e em consequência o aumento de produtividade; integração de conhecimentos científicos, tecnológicos e de gestão; aptidão com vista ao trabalho em equipas multidisciplinares.

Na UBI, os estudantes têm ao dispor um vasto conjunto de estruturas que permitem aprendizagem e trabalho prático de excelência: 10 laboratórios (Automação, Robótica, Tecnologia Mecânica, Materiais, Electrotécnia, Máquinas Eléctricas, Termodinâmica e Energética, Instrumentação e Medida, Máquinas Térmica, Mecânica de Fluidos, Sistemas Digitais e Electrónica); três salas de informática para ensino de Programação, Desenho Assistido por Computador e Projecto Eletromecânico; biblioteca informatizada com mais de 80 000 livros e centenas de postos de trabalho informático; e duas oficinas para trabalhos curriculares e extracurriculares.