Roteiro INCoDe.2030 na UBI no dia 3 de março

O programa da iniciativa inclui sessões gratuitas para vários públicos, destinadas a promover as competências digitais.

A próxima sessão do Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital decorre na Universidade da Beira Interior (UBI). Esta sessão será dedicada ao tema do “Ensino Superior” e dará voz a iniciativas locais, mas também a projetos emblemáticos que promovem a capacitação digital em Portugal e que contam com o apoio do INCoDe.2030. O evento está marcado para o Anfiteatro das Sessões Solenes (Polo I), com início às 9h00.

O Roteiro INCoDe.2030 está a percorrer todo o país, focado numa multiplicidade de temas. Já passou por Sines, Açores, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Aveiro e Viana do Castelo onde foram debatidos os temas da Cibersegurança, Mar, Cidadania e Soberania Digital, Educação, Saúde, Smart Cities e Tecnologias Disruptivas.

Na UBI, irão decorrer, em paralelo, três workshops presenciais, cuja inscrição é obrigatória.

“PTSOC & PSP| Desafios & Boas Práticas de Cibersegurança” é dirigido a empresas, organizações e a todos os profissionais. Tem como objetivo contribuir para uma maior consciencialização e capacitação para os temas da cibersegurança, através da identificação dos principais riscos e ameaças da utilização do ciberespaço no contexto nacional e da partilha de boas práticas e comportamentos seguros na utilização da tecnologia e do digital.

“EUSOUDIGITAL” é um programa de iniciação ao digital, simples e gratuito. Desenvolvido a pensar em adultos com mais de 45 anos, com pouco ou nenhum contacto com a internet, esta formação vai ensinar a fazer pesquisas e navegar na internet, criar uma identidade digital, uma conta pessoal numa rede social e usar o correio eletrónico.

“SPMS|SNS 24 e IPST” é uma formação dirigida ao cidadão comum e a profissionais de saúde. Ensinará a usar a App SNS24 e a área pessoal do portal, assim como a aceder às principais funcionalidades dos serviços digitais de saúde, nomeadamente a Teleconsulta. Abordará também o tema dos Jovens Dadores & Jovens Dirigentes para a Promoção da Dádiva de Sangue em Portugal, fazendo referência à importância, aos requisitos e aos procedimentos dos dadores de sangue e medula óssea.

Durante a manhã, decorrem ainda dois workshops dirigidos a alunos em idade escolar.

São eles o workshop “Engenheiras por um dia”, para promover, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias (STEM), desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos; e “Pensamento Computacional | ENSICO”, em que a ENSICO promove uma aula que incentiva o pensamento computacional dos jovens, através de um caderno que lhes permite compreender os conceitos que se encontram por detrás de um computador.

A “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 – Portugal INCoDe.2030” – é uma ação integrada de política pública, lançada em 2017, que visa promover as competências digitais. As competências digitais são essenciais para o exercício pleno da cidadania, atuando também como facilitadoras da empregabilidade, ao darem resposta às exigências da crescente digitalização do mercado de trabalho.