Investigadores da UBI premiados no âmbito do Ano Europeu da Juventude

O prémio alcança segundo lugar na Categoria Prémio Investigação sobre a Juventude, entregue na cerimónia de Encerramento do Ano Europeu da Juventude.

O trabalho “Estudantes Universitários de Desporto e a sua predisposição para a intenção empreendedora: Uma abordagem sobre a equidade de género” da autoria de Carla Costa, Dina Miragaia e Pedro Mota Veiga, arrecadou o 2.º lugar na Categoria Prémio Investigação sobre a Juventude na cerimónia de Encerramento do Ano Europeu da Juventude (AEJ), realizada no passado dia 27 de fevereiro, no Multiusos de Guimarães.

O artigo de Carla Costa, estudante do Doutoramento em Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (UBI) e de Dina Miragaia e Pedro Mota Veiga, respetivamente docentes do Departamento de Ciências do Desporto e do Departamento de Gestão e Economia e investigadores do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE), foi premiado no âmbito de 19 trabalhos submetidos a apreciação na referida Categoria.

Dina Miragaia, que vê num curto espaço de tempo o trabalho em apreço duplamente premiado (recorde-se que o artigo “Estudantes Universitários de Desporto e a sua predisposição para a intenção empreendedora: Uma abordagem sobre a equidade de género” obteve o Best Paper Award nas XXXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, realizadas na Universidade de Aveiro, de 1 a 4 de fevereiro), salienta a “especial satisfação” por se tratar de um trabalho que faz parte do projeto de Doutoramento em Ciências do Desporto de Carla Costa.

“Estímulos desta natureza devem deixar os nossos alunos motivados para continuarem a investir na sua formação. É um projeto de investigação que trata de questões sobre a equidade de género, particularmente na relação entre a iniciativa empreendedora de mulheres que fazem parte do contexto desportivo”, refere a orientadora científica de Carla Costa.

A tese de Doutoramento em curso tem como objetivo um levantamento das barreiras que as mulheres empreendedoras no contexto desportivo têm sentido e verifica-se que, em pleno século XXI, as barreiras colocadas na progressão das carreiras, ocupação de lugares de gestão de topo, nomeadamente de clube e federações, bem como o envolvimento no contexto empresarial, resultam de um estereótipo que coloca a mulher como menos capacitada para essas funções. Assim, enaltece Dina Miragaia, “o prémio de investigação ganho e atribuído por uma entidade de máximo relevo a nível nacional (IPDJ) vem reforçar a importância do tema em estudo e do papel que as Instituições de Ensino Superior têm neste processo de capacitação de competências empreendedoras das mulheres”.

A cerimónia de encerramento do Ano Europeu da Juventude contou com a presença de João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, do Coordenador do AEJ em Portugal e Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Carlos Manuel Pereira, de representantes oficiais de todos os membros do Comité Diretor do Ano Europeu da Juventude e para a participação ativa de centenas de jovens e do movimento associativo juvenil e estudantil de todo o País.

Os premiados pousaram para a posteridade. Foto: D.R.