UBI com dois projetos premiados no ARRISCA C

Simplificar o tratamento do HPV e melhorar a autonomia de pessoas invisuais são o foco dos dois projetos premiados no Concurso de Ideias de Negócio ARRISCA C.

A 11ª edição do ARRISCA C – Concurso de Ideias de Negócio premiou dois projetos desenvolvidos por ubianas, nas categorias de Inovação e de Inovação Social. O concurso, que premeia ideias de negócio de base científica e tecnológica que acrescentem valor na Região Centro, levou a palco 14 projetos finalistas desenvolvidos dentro das categorias de Inovação, Inovação Social e Inovação Júnior.

Jéssica Nunes, Izamara Maocha, alunas do 3º ciclo de Química da Universidade da Beira Interior (UBI), e Carla Cruz, docente do mesmo departamento e investigadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI (CICS-UBI), conquistaram o terceiro lugar da categoria Inovação com o projeto “Papiloma”, uma solução terapêutica não invasiva para o Vírus do Papiloma Humano (HPV, do inglês “Human Papiloma Virus”).

Os HPV de alto risco são a principal causa das lesões cancerígenas do colo do útero, para as quais existem, até ao momento, apenas opções terapêuticas invasivas e com elevados índices de recidiva. É com esta premissa que as investigadoras propõem o desenvolvimento de um gel vaginal para tratar lesões intra-epiteliais de baixo e alto grau provocadas pelo HPV, evitando a sua evolução para cancro.

O protótipo, formado por nanopartículas de ácidos nucleicos e fármacos formulados com os óleos essenciais Thymus vulgaris e Origanum vulgare, distingue-se pela simplicidade da utilização, com uma proposta de embalagem eficiente, ecológica e sustentável para aplicação do gel vaginal em casa, sem necessidade de intervenção médica.

Em Inovação Social, a diplomada no Doutoramento em Ciências da Comunicação e funcionária da UBI, Madalena Sena, alcançou o segundo lugar com o projeto “FIND4U”, um sistema de etiquetagem para melhorar a autonomia da pessoa cega. Estima-se que mais de um quarto da população mundial sofra de deficiências visuais, o que representa um universo de cerca de dois mil milhões de pessoas que sentem, diariamente, fortes limitações no desenvolvimento de ações quotidianas, entre as quais, a perceção de cores para a compra e combinação de peças de vestuário. FIND4U é, assim, um projeto que pretende facilitar o dia-a-dia deste grupo, através da colocação de uma etiqueta de tecido com o nome das cores escrito em Braille, uma linguagem universal, que será agregada às peças de roupa, promovendo a autonomia dos utilizadores.

Patenteado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o projeto encontra-se em fase de protótipo, tendo já sido testado em voluntários cegos, onde obteve uma eficácia de 100%.

Galardoadas da UBI na entrega de prémios. Foto: D.R.

A final do concurso teve lugar a 28 de fevereiro, na Casa das Artes de Miranda do Corvo, e é uma das ações do Projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, cofinanciado pelo CENTRO 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Ao longo de 10 edições, o ARRISCA C já recebeu 944 projetos e atribuiu 164 prémios no valor total de 1.040.035€. Os projetos vencedores da 11ª edição recebem, além do prémio financeiro, a hipótese de incubação física ou virtual, acesso a programas, eventos e cursos, e sessões de apoio técnico nas mais variadas áreas.