O Arquivo.pt, que em 2023 faz 15 anos apresenta-se como serviço público por excelência para a preservação de conteúdos online. Na última quarta-feira Daniel Gomes, gestor do Arquivo.pt, esteve na Universidade da Beira Interior para dar a conhecer o serviço e a utilidade do mesmo.
A plataforma surge pela necessidade de aceder a arquivos antigos e pelas insuficiências dos motores de busca como o Google ao pesquisarem esses conteúdos mais antigos. O Arquivo.pt facilita o trabalho de investigação com o acesso ao processo de evolução de narrativas e arquivos mais antigos, que outrora estiveram online. Daniel Gomes explica como o processo é “simples”, e a sua utilidade para os criadores:
Daniel Gomes mencionou na sua apresentação o caso da Wikipédia, a enciclopédia online que em várias dos seus conteúdos apresenta referências e links a conteúdos que já não existem ou já não estão acessíveis online. Segundo aquele responsável, 60% dos sites originais da web desaparecem após dois anos, sofrendo alterações, remodelações ou deixando mesmo de existir.
O Arquivo.pt direciona-se para as comunidades portuguesa e PALOP, com a preservação dos conteúdos digitais produzidos em língua portuguesa.