A iniciativa foi dinamizada pela ANIMACTIVA, empresa de atividades turísticas, desportivas e de animação e organização de eventos, e contou com a presença da Associação de Antigos Estudantes Universitários da Beira Interior (AUBI).
O Link2Mentors, disponível na plataforma LINK2UBI, surge de uma criação do GESPA em colaboração com a AUBI e o Gabinete de Inovação Pedagógica (GIP). O projeto visa ‘’promover a integração e o sucesso académico dos estudantes ao longo do seu percurso na Universidade da Beira Interior (UBI)’’, segundo o gabinete.
A iniciativa une estudantes e docentes ou antigos estudantes da UBI num programa de mentoria de três meses: de abril a junho. Nesta primeira edição, o Link2Mentors contará com mais de 70 participantes.
Na ocasião, Helena Alves, vice-reitora para o ensino, assuntos académicos e empregabilidade explicou que ‘’se nós pensamos na empregabilidade dos nossos estudantes pensamos em estágio, em emprego e pensamos também na ligação ao mundo lá fora e achamos que os antigos alunos podiam ser uma ponte para esse mundo’’. Além disso, a vice-reitora avalia positivamente a adesão ao projeto e afirma que há intenções para que seja realizado novamente:
Beatriz Fernandes, aluna do primeiro ano de Biotecnologia, contou que ‘’apesar de estar no primeiro ano sempre quis ter uma visão mais alargada do que é a Biotecnologia e as saídas do curso, portanto, sempre procurei, desde o início, projetos que me dessem uma maior visão e que me fizessem estar mais conectada com os professores e acho que este projeto das mentorias seria um bom ponto de partida’’.