Kelly O’Hara, docente e investigadora do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (UBI), teve recentemente um artigo publicado na revista “The Lancet Public Health”, uma das mais conceituadas revistas científicas mundiais.
O artigo intitula-se “Advancing urban green and blue space contributions to public health” e aborda o impacto dos espaços urbanos verdes e azuis (UGBS, acrónimo do inglês Urban Green and Blue Spaces) na saúde pública e bem-estar das populações.
O trabalho científico é resultado do contributo de um conjunto de investigadores internacionais e parte do pressuposto de que os referidos espaços têm o potencial de melhorar a saúde pública e o bem-estar, esbater as desigualdades na saúde e proporcionar co-benefícios para o ambiente, a economia e a sociedade.
Simultaneamente, os autores defendem que o potencial dos UGBS não está a ser aproveitado em pleno enquanto ativos para a saúde pública, economia, sociedade e meio ambiente, propondo um conjunto de medidas para que isso possa acontecer. Os desafios, segundo sugerem, passam por sublinhar a importância de envolver a comunidade, investigadores e decisores de políticas.