“Melusinas à Margem do Rio”, da realizadora diplomada no Mestrado em Cinema pela Universidade da Beira Interior (UBI) Melanie Pereira, foi o trabalho vencedor da Competição Nacional do 21.º DocLisboa, o mais antigo festival português exclusivamente dedicado ao documentário.
O filme, que explora questões de identidade e nacionalidade, decorre à volta do diálogo da realizadora com quatro filhas de emigrantes nascidas no Luxemburgo, todas elas questionando-se sobre onde pertencem realmente. “O que é ser imigrante sem o ser e ser luxemburguesa sem o ser” são as questões que se colocam no diálogo, que acontece enquanto Melanie Pereira procura, por entre montes e rios, por Melusina, sereia mutante e lendária da cidade do Luxemburgo, onde cresceu.
“Prémio HBO Max para Melhor Filme da Competição Portuguesa”, “Prémio Escola ETIC para Melhor Filme da Competição Portuguesa” e “Prémio Fernando Lopes – Midas Filmes e DocLisboa para Melhor Primeiro Filme Português” foram os galardões que a antiga aluna da UBI arrecadou no renomado festival.
Mestre em Cinema pela UBI, em 2021, Melanie Pereira tem-se destacado em diversas competições da área. “Lugares de ausência”, realizado no âmbito da conclusão do Mestrado em Cinema, foi selecionado para a “Competição Nacional” do DOC Lisboa (2021), recebeu uma Menção Honrosa no CINENOVA – Festival Internacional de Cinema Universitário em Portugal (2022) e foi um dos filmes premiados na edição dos Prémios Sophia Estudante de 2022.