A UNITA – Universitas Montium cumpriu mais uma etapa para o seu fortalecimento, enquanto projeto de Universidade Europeia, na mais recente “UNITA Week”, desta vez na Universidade da Transilvânia, na Roménia. Entre os dias 17 e 21 de junho, a jornada de avaliação abrangeu em especial áreas como o ensino, investigação, mobilidade e relação com a sociedade.
Os responsáveis das várias estruturas que compõem a Aliança estiveram reunidos em Brasov, na Roménia, para debater questões que mantenham a trajetória de consolidação desta entidade que é uma iniciativa conjunta de instituições de Ensino Superior de Portugal, Espanha, França, Itália e Roménia, com parcerias na Suíça e na Ucrânia.
O evento bianual de tomada de decisão no seio da Aliança é organizado alternadamente pelas universidades da rede, com a participação de reitores e dos líderes dos grupos de trabalho.
Os tópicos-chave das diversas reuniões foram os programas de estudo personalizados, multilingues e internacionais, para estudantes; o campus digital; a mobilidade internacional de estudantes e docentes; a infraestrutura de investigação; a inovação e o contributo para as comunidades locais e regionais; e, como corolário, o desenvolvimento da comunidade UNITA.
Além disso, o Conselho Estratégico da Aliança, composto pelos reitores das 12 universidades parceiras, reuniu-se para participar em sessões dedicadas à gestão de consórcios e para visitar o campus universitário da academia romena.
A aliança UNITA – Universitas Montium, que tem a Universidade da Beira Interior (UBI) como uma das fundadoras, abrange 12 instituições de Ensino Superior, situadas em regiões de montanha ou fronteiriças, de países onde se falam línguas românicas (romeno, italiano, francês, espanhol e português). Envolve 250 mil estudantes e 21 mil funcionários.
A UNITA é uma das 50 alianças selecionadas pela Comissão Europeia para desenvolver modelos inovadores de governança e cooperação, no âmbito do projeto Universidades Europeias. O consórcio inclui a UBI e o Instituto Politécnico da Guarda (Portugal), a Universidade de Saragoça e a Universidade Pública de Navarra (Espanha), a Universidade de Turim e a Universidade de Brescia (Itália), a Universidade de Pau e da Região de Adour e a Universidade de Savoie Mont Blanc (França), a Universidade Ocidental de Timișoara e a Universidade da Transilvânia de Brașov (Romênia).
Tem dois parceiros associados que participam nas atividades relacionadas com a implementação da visão da UNITA: Haute Ecole Spécialisée de Suisse Occidentale (Suíça) e Yuriy Fedkovych Chernivtsi National University (Ucrânia).
A Aliança UNITA é financiada através do projeto Erasmus+, a decorrer entre 2023 e 2027, com um orçamento total de 14,4 milhões de euros.