Abertas candidaturas a Prémio por Mérito do Rotary Club da Covilhã

O galardão destina-se a estudantes que tenham defendido a dissertação de mestrado na UBI e homenageia Duarte Simões, figura incontornável do Ensino Superior na Covilhã. As candidaturas estão abertas até 30 de novembro.

O Rotary Club da Covilhã (RCC) promove uma nova edição do concurso aberto a autores de dissertações de Mestrado da Universidade da Beira Interior (UBI). O Prémio Escolar por Mérito Dr. Duarte Simões tem candidaturas abertas até 30 de novembro, para reconhecer trabalhos de 2.º Ciclo que demonstrem um forte compromisso com a promoção do desenvolvimento local da Covilhã e da região, enquadrados numa das áreas de enfoque do Rotary.“Considerando o lema de 2024/2025 “A Magia do Rotary”, o RCC pretende levar a Magia de Rotary à Vida dos Jovens”, de acordo com esta organização.

Para participar, os candidatos devem enviar um e-mail para rotarycovilha@gmail.com, onde receberão informações detalhadas sobre os documentos necessários para a candidatura. O prémio, no valor de 1.000 euros, será atribuído numa cerimónia pública, em data e local a anunciar.

São elegíveis os estudantes que tenham estado matriculados em mestrado no ano letivo 2023/2024 na UBI e que comprovem terem tido aproveitamento na defesa da dissertação nesse ano.

O trabalho ou dissertação a candidatar deve evidenciar especial interesse pela divulgação, promoção e desenvolvimento regional, e/ou numa das áreas de enfoque do Rotary: Paz e Resolução de Conflitos, Prevenção e tratamento de doenças, Água e Saneamento ‐ Recursos Hídricos, Saúde Materno‐infantil, Educação Básica e Alfabetização, Desenvolvimento Económico e Comunitário e Apoio ao Meio Ambiente.

A iniciativa é uma homenagem a Duarte Cordeiro de Almeida Simões, um dos grandes impulsionadores do Instituto Politécnico da Covilhã (IPC), instituição que antecedeu a UBI. Duarte Simões era um homem que dividia a sua intensa atividade profissional com a participação cívica. Foi sócio do Rotary Club de Covilhã, onde exerceu empenhadamente a sua veia humanista.

Pode ler também