Alunos de Cinema com quatro nomeações no Prémios Sophia Estudante

Dois filmes e dois cartazes escolhidos pela Academia Portuguesa de Cinema.

Quatros trabalhos da área de cinema de alunos da Universidade da Beira Interior (UBI) estão nomeados para os Prémios Sophia Estudante deste ano. No lote de candidatos ao maior galardão nacional atribuído a estudantes da área estão dois filmes e dois cartazes.

“Que o tempo passe rápido”, realizado por Sofia Vieira da Silva, concorre na categoria Melhor Curta-metragem de Ficção. O filme, de 2023, tal como os restantes trabalhos, é o projeto final de Licenciatura. Numa tela dividida em duas partes retrata duas pessoas, duas vidas e um relacionamento. “Marina e Isabel tentam viver a sua história de amor através desta tão delineada distância e apesar das suas diferentes rotinas e personalidades, tudo se alinha num harmonioso culminar de contrastes, deixando apenas no ar o desejo que o tempo passe rápido”, descreve a sinopse do trabalho.

Sofia Vieira da Silva e “Que o tempo passe rápido” têm uma segunda nomeação, na categoria de “Melhor Cartaz”, da autoria da própria realizadora.

Para “Melhor Curta-Metragem de Mestrado e Doutoramento” está indicado “Rio Acima”, realizado por Janai Reis e produzido por Marisa Oliveira. Trata-se de um filme final do Mestrado em Cinema que, de acordo com a sinopse, é sobre um sonhador que procura navegar desperto, “num mundo onírico onde a morte parece não ter lugar e a criação tem um preço e onde os corpos adormecidos são levados para o rio”.

O cartaz do filme intitulado “Tempo ao Tempo”, realizado por Lucas Finotti, no âmbito da conclusão do Mestrado em Cinema, está indicado para o Prémio de Melhor Cartaz. O trabalho é da autoria de Mónica Milheiro, licenciada e mestre em Design Multimédia pela UBI.

Em 2024 assinala-se a 10.ª edição os Prémios Sophia Estudante, que serão entregues na cidade de Albufeira, num evento que decorre entre os dias 22 e 25 de fevereiro.