Biblioteca Municipal recebe crianças na Oficina “O Monstro Somos Nós”

A oficina “O Monstro somos nós”, organizada por Neide Simões, teve como objetivo trabalhar e desenvolver a inteligência emocional nas crianças. A dinamizadora da atividade explica a importância dos mais novos saberem reconhecer as próprias emoções na infância, para aprenderem a lidar com elas.

A sessão teve lugar na Biblioteca Municipal da Covilhã e destinou-se apenas aos mais pequenos. Neide Simões, animadora e atriz, organizou a atividade à volta do livro “O Monstro das Cores” de Anna Llennas. Em junção com o jogo, ambos ajudam as crianças a reconhecerem os seus sentimentos e a expressá-los com mais facilidade, trabalhando assim no desenvolvimento da inteligência emocional. A intenção é também que crianças saibam associar certas expressões faciais a uma emoção, trabalhando assim o desenvolvimento da empatia com os outros. A dinamizadora desenvolveu jogos teatrais com o acompanhamento do livro, num ambiente muito colorido e descontraído.

Para o evento, que decorreu no dia 11 de novembro, esperava-se muita adesão, como explica Neide, acrescentando que muitos pais e educadores mais novos estão mais sensibilizados e preocupados com as suas crianças. A crescer num mundo liderado pelos telemóveis e redes sociais, as faixas etárias mais jovens têm revelado cada vez mais comportamentos associados ao isolamento, que eventualmente dificultam a comunicação sobre os seus sentimentos. A adesão foi a esperada e muitas crianças apareceram acompanhadas pelos pais, com espírito de curiosidade e excitação.

A animadora reflete ainda sobre o título da oficina, “O Monstro Somos nós”, explicando que na procura de reconhecer o que estamos a sentir, esse processo é confuso. Por termos essa dificuldade em lidar com o misto de emoções, o monstro também somos nós.

Pode ler também