Brisa dos Açores congela Serra da Estrela

Domínio dos Leões da Serra não foi suficiente para impedir nova derrota frente aos açorianos.

O Lusitânia dos Açores venceu o SC Covilhã na noite desta quarta-feira, dia 16, em jogo em atraso referente à jornada 8 da fase de manutenção da série 2 da Liga Placard. Os golos foram apontados na segunda parte de um confronto movimentado, onde os erros individuais influenciaram diretamente no resultado.

O jogo, que tinha início marcado para as 19h45m, começou com um atraso de 30 minutos devido às condições atmosféricas registadas ao longo do dia que dificultaram a marcação do terreno de jogo.

Numa primeira parte fria, com pouca baliza e um terreno a dificultar as ações de ambas as equipas, foram os serranos que, desde cedo, demonstraram querer mais do que o adversário. Apesar do maior ímpeto da equipa da casa, o primeiro lance de perigo foi causado pela equipa forasteira no minuto 10, através de um cruzamento por intermédio de Breno Pais que levou a defesa forçada de João Gonçalo. A primeira ocasião de perigo do SC Covilhã ocorreu ao minuto 23 por parte de Diogo Cornélio, num remate enquadrado defendido por Diogo Sá. Konaté e Guilherme Paula também visaram a baliza adversária, mas o guarda-redes da equipa açoriana manteve o nulo no marcador.

No segundo tempo, a equipa da casa mostrou querer mais e Gui Paula teve a oportunidade de abrir o marcador por duas vezes, mas Diogo Sá evitou o golo. 

Foi mesmo a equipa do Lusitânia que acabou por inaugurar o marcador aos 68 minutos, através de um erro defensivo dos serranos que Celso Sidney aproveitou e cruzou para Joca marcar o primeiro golo da partida.

Na reta final do jogo, o Covilhã subiu as linhas e acreditou sempre que poderia inverter o resultado do jogo e, aos 88 minutos, Lucas Duarte cabeceou para o fundo da baliza através de um cruzamento teleguiado por parte de Diogo Ramalho.

Quando a equipa da casa tentava chegar à reviravolta, o médio Konaté simulou num lance dentro da área adversária no minuto 90, imediatamente visto pelo árbitro, que lhe deu o segundo cartão amarelo e consequente expulsão.

No minuto seguinte, já com os covilhanenses reduzidos a 10, Kaylan manda uma bola do meio-campo para a área do SC Covilhã, e uma saída desajustada de João Gonçalo permitiu a Derick cabecear a bola para dentro da baliza, fazendo assim o golo que deu a vitória à equipa do Lusitânia.

Com este resultado, os Leões da Serra mantêm a sua posição na tabela, mas permitem que a equipa açoriana continue a sonhar com a manutenção na Liga 3 Placard.

Na conferência de imprensa, o treinador  Orlando Costa dedicou a vitória aos seus jogadores e admitiu que teve a sorte do jogo, visto que a equipa da casa dominou a maior parte da partida. Já Leandro Grimi, treinador do SC Covilhã, deixou duras críticas à arbitragem e pede imparcialidade . Afirmou também que houve falta de eficácia e que a equipa tem qualidade, mas “jogar bem não chega”.

Com esta derrota, o clube serrano mantém-se no 4º lugar, 3 pontos acima do primeiro lugar que dá a descida ao Campeonato de Portugal.

Na próxima jornada, a penúltima desta fase, os leões da serra deslocam-se ao terreno do Oliveira de Hospital, num jogo em que só a vitória interessa.

Pode ler também