Bruno Travassos integra grupo de especialistas da UEFA

O docente da UBI foi convidado para Advisory Group da UEFA e terá um papel importante na formação de treinadores.

Bruno Travassos, docente do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (DCD-UBI), é um dos 13 especialistas internacionais escolhidos para o Fitness Advisory Group da UEFA. Este grupo é composto por um conjunto de peritos europeus de diferentes áreas relacionadas com o desenvolvimento da performance nestas modalidades.

O grupo pretende definir o quadro de referência, os conteúdos e as estratégias de implementação dos cursos fitness coach UEFA B e A em toda a Europa, bem como dos cursos de treinadores de futebol e futsal, que as associações podem adaptar às suas próprias necessidades. Além da definição conceptual, tem também como objetivo a monitorização e acompanhamento dos cursos realizados em cada país, dando o suporte para a sua concretização.

Bruno Travassos, diretor de cursos da UBI como o 2.º Ciclo/Mestrado em Ciências do Desporto e a pós-graduação em Treino de Futsal, promovida em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), terá ainda a “responsabilidade da articulação dos conteúdos relacionados com o futsal com o quadro de referência já existente dos cursos de fitness coach, bem como dos cursos de treinadores de futsal”, explica.

Uma função para a qual tem uma vasta experiência, não só enquanto docente e investigador, mas como responsável pela referida pós-graduação. “No seguimento da abordagem seguida no curso ‘Treino de Futsal’, pretende-se qualificar cada vez mais a classe de treinadores e, em particular, dos preparadores físicos no futebol e futsal através de abordagens ativas baseadas em estudos de caso, resolução de problemas e centradas no formando, para assegurar que os treinadores e os preparadores físicos estão preparados para satisfazer as exigências do treino de futebol e futsal da formação à elite”, acrescenta.

Na carta em que anuncia a nomeação, a UEFA justifica a decisão com a vasta experiência de Bruno Travassos como treinador de futsal e investigador da área desportiva, bem como a experiência geral e paixão pelo treino. “Estamos confiantes de que os seus ‘insights’ e contribuições enriquecerão enormemente as nossas iniciativas e nos impulsionarão para alcançar os objetivos”, de acordo com o documento.

Bruno Travassos, investigador do CIDESD – Research Center in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development, faz parte da equipa técnica da Seleção Nacional de Futsal, com a função de fisiologista, tendo contribuído para diversas conquistas nacionais na modalidade, como os campeonatos do Mundo e da Europa.

Pode ler também