Centro de Estudos Ibéricos premeia docente da UBI

Foto: CM Guarda
A distinção entregue a Márcia Silva deveu-se ao projeto “Empreendedorismo feminino no turismo em territórios de baixa densidade: o caso das Beiras e Serra da Estrela”.

Márcia Silva, docente do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (DS-UBI), recebeu o Prémio Investigação, Inovação & Território (IIT) 2023 do Centro de Estudos Ibéricos (CEI) pelo projeto “Empreendedorismo feminino no turismo em territórios de baixa densidade: o caso das Beiras e Serra da Estrela”. A entrega do prémio teve lugar no dia 27 de outubro, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, Guarda.

Premiado no âmbito da Modalidade 2 – Projetos e iniciativas inovadoras do IIT, para Márcia Silva a “satisfação” pela distinção é “enorme”. “Trata-se de um projeto que resulta do trabalho de investigação que tenho vindo a desenvolver nos últimos anos em áreas relacionadas com cidades, género, turismo e mobilidades”, afirma a Professora Auxiliar Convidada da UBI.

Para a também investigadora, o projeto assume-se “particularmente relevante no reforço do papel das mulheres para o desenvolvimento turístico sustentável em territórios de baixa densidade. Visa essencialmente dar voz às mulheres empreendedoras e contribuir para um reforço do empoderamento e da participação da mulher na atividade turística”, destaca, esperando que seja o ponto de partida para um projeto aplicado à escala nacional e que possa, em estudos futuros, incluir temáticas de investigação relacionadas com literacia e inclusão digital na atividade turística em territórios de baixa densidade.

O Prémio CEI-IIT, atribuído desde 2017, visa, apoiar e “distinguir trabalhos, projetos de investigação e outras iniciativas que revistam uma dimensão inovadora, contribuam para divulgar estudos, experiências e boas práticas que concorram para reforçar a coesão, a cooperação e a competitividade dos territórios fronteiriços e de baixa densidade”.

Pode ler também