Ciclo de Conferências da Faculdade de Ciências reflete sobre novos paradigmas do ensino

Cerca de 150 participantes estiveram no evento organizado pela FC-UBI, entre os quais professores do ensino Básico, Secundário e Superior das áreas da Física, da Química e da Matemática.

A Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior (FC-UBI) promoveu mais uma reflexão sobre as grandes mudanças que se verificam no Ensino em Portugal, nomeadamente os avanços tecnológicos, em especial nos campos da Física, da Química e da Matemática. A edição deste ano do IX Ciclo de Conferências da FC-UBI, subordinado ao tema “Avaliação no Ensino: Os novos paradigmas”, contou com cerca de 150 participantes, docentes dos ensinos Básico, Secundário e Superior, além de estudantes.

Neste evento incentivou-se a troca de experiências e ideias sobre a evolução do Ensino, aproximando a FC-UBI das escolas do ensino Básico e Secundário, a nível nacional, através da análise e discussão das transformações e avanços tecnológicos que têm afetado a área educacional.

O IX Ciclo de Conferências contou com um painel de investigadores de várias universidades portuguesas, da Universidade Federal de Alfenas (Brasil) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), num programa que incluiu palestras, sessões interativas, comunicações na forma de poster e uma mesa-redonda moderada pelo Pró-reitor para a Universidade Digital, Professor Pedro Inácio.

O programa incluiu, ainda, um momento mais lúdico, com o espetáculo “A minha bicicleta calcula áreas”, de Rogério Martins, autor e apresentador do programa televisivo “Isto é Matemática”.

No âmbito do Ciclo de Conferências foi promovido o curso não conferente de grau “Avaliação no Ensino: Os novos paradigmas”, no âmbito do Programa UBI Impulso Adultos – PRR, tendo tido significativa participação.

O evento foi, ainda, acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, na modalidade de Curso de Formação, para Professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, dos grupos 500 e 510, com 27 horas acreditadas.

O Ciclo teve lugar no final de setembro (dias 29 e 30).