Colaborações entre a UBI e Dassault Aviation em perspetiva

A empresa internacional do setor aeronáutico instalou-se em Castelo Branco e já acordou receber estudantes da UBI.

A Dassault Aviation Business Services, empresa do setor aeronáutico que está a operar em Castelo Branco desde o início deste mês, tem mantido um diálogo com a Reitoria da Universidade da Beira Interior (UBI), articulado pelo presidente do Município de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues. Para já, está estabelecida a realização de estágios de alunos da academia neste centro operacional da empresa que já tem nos seus quadros vários diplomados em Engenharia Aeronáutica.

A UBI foi uma das entidades convidadas para a inauguração, a 12 de janeiro, do Centro que está instalado no Aeródromo de Castelo Branco. O Vice-Reitor, José Páscoa, esteve presente na cerimónia, na qual diversos responsáveis destacaram o papel das instituições de Ensino Superior na atração de investimentos desta relevância para a região, em especial a UBI.

Posições que são o culminar de contactos anteriores entre a Dassault Aviation e as entidades da região, durante o processo de escolha do local para o novo centro.

“Desde o início que contactaram a UBI para avaliarem as condições que existiam para avançarem com a instalação da unidade”, salienta José Páscoa. Ficou assim estabelecida uma ligação com o Departamento de Ciências Aeroespaciais para a atribuição de estágios, pela mais-valia formativa do curso da UBI. “Uma vez que a nossa licenciatura é de Engenharia Aeronáutica, os nossos alunos despertam-lhes mais interesse, em detrimento de áreas mais relacionadas com o espaço”, segundo o Vice-Reitor.

A Dassault Aviation tem sede na Suíça e, em Portugal, as primeiras instalações funcionam em Cascais, onde começou a existir dificuldade em expansão. Em Castelo Branco terá atividade relacionada com a manutenção programada de jatos privados que abrange também a reutilização de peças em condições ideais de aviões em fim de vida. Esta atividade vai direcionar-se sobretudo para Portugal e os países de língua oficial portuguesa.