Comunicação no âmbito do projeto PAM4Wellness premiada em Congresso Internacional

O artigo destaca o potencial das plantas aromáticas e medicinais no sector do turismo.

A comunicação “The Potential of Aromatic and Medicinal Plants as a Sustainable Tourism Product” apresentada por João Capucho, estudante do 3.º Ciclo/Doutoramento em Economia da Universidade da Beira Interior (UBI), ganhou o Best Presentation Award no Congresso Internacional DSOTT23 (Diversity & Sustainability – Opportunities and Threats 2023), realizado em Coimbra, na sessão especial sobre sustentabilidade ambiental. Este trabalho, da autoria de João Capucho, Arminda do Paço (docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI (DGE) e investigadora do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais [NECE]), Vítor Moutinho (docente do DGE e investigador do NECE) e de Henrique Espinosa (estudante do 3.º Ciclo/Doutoramento em Economia), foi elaborado com base no PAM4Wellness, projeto que pretende desenvolver e valorizar o sector das plantas aromáticas e medicinais, financiado no âmbito do programa Compete 2020.

A apresentação do artigo demonstrou ao público presente na sessão o potencial que as plantas aromáticas e medicinais (PAM) têm para o sector do turismo. Foram destacadas, igualmente, as diferentes possibilidades de alavancar a fileira das PAM na promoção do turismo sustentável, bem como partilhadas diversas práticas sustentáveis e casos de sucesso que beneficiam o ambiente e as indústrias das PAM e de turismo. “A troca de conhecimentos e ideias foi verdadeiramente inspiradora, fomentando uma compreensão mais profunda das oportunidades e desafios que se avizinham para alcançar a diversidade e a sustentabilidade na indústria do turismo”, refere João Capucho.

O Congresso Internacional DSOTT23, realizado entre 31 de maio e 2 de junho, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, teve como objetivo aliar a perspetiva académica à experiência dos profissionais do turismo. Tratou-se de um congresso que uniu a Ciência – por meio da excelente investigação realizada na academia, e a Indústria – reunindo os melhores profissionais das diversas áreas do mercado turístico.