Construção do Centro Interativo de Ciências arranca nas próximas semanas

A estrutura vai estar aberta à comunidade e resultar da ampliação da Faculdade de Ciências. A sua construção conta com apoio do PRR.

A obra de construção do novo Centro Interativo de Ciências da Universidade da Beira Interior (CIC-UBI) vai arrancar nas próximas semanas.

Os trabalhos têm um prazo de execução de sete meses, que vão resultar na ampliação dos espaços da Faculdade de Ciências. Ali, serão acolhidas exposições itinerantes, palestras e realizadas diversas atividades para estudantes de todas as idades, num local que será ponto de interação com os Clubes de Ciência que estão a ser desenvolvidos em articulação com as escolas da região, e que vai agregar o Science Junior Training Program da UBI, uma iniciativa que se encontra a ser preparada pela Direção da Faculdade.

Após um primeiro procedimento sem concorrentes, a UBI aumentou o preço base da empreitada da estrutura, tendo sido adjudicada por um valor próximo dos 445 mil euros à empresa Conway, Lda..

A construção do CIC-UBI é uma das principais medidas previstas no programa UBImpulso, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia. É esperado que entre em pleno funcionamento no decorrer do próximo ano letivo.