Covilhã assinala Semana Europeia da Mobilidade

Iniciativa decorre entre os dias 16 e 22 de setembro, com iniciativas que vão desde experiências de mobilidade suave e percursos pedonais até viagens gratuitas nos autocarros urbanos, promovendo transporte sustentável e diversão para toda a família.

A Covilhã vai assinalar a Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre 16 e 22 de setembro, com um programa diversificado que inclui ações de sensibilização em escolas, a experimentação de meios de mobilidade suave e dois dias em que as viagens nos autocarros urbanos são gratuitas.

Organizada pela Câmara Municipal da Covilhã, em parceria com a Covilhã Mobilidade, operada pela Transdev, a iniciativa visa sensibilizar a população para a importância da mobilidade urbana sustentável, incentivando o uso de soluções de transporte partilhadas e amigas do ambiente.

Adotando o lema europeu “Combina e Move-te”, o programa covilhanense promove a utilização do sistema multimodal desenvolvido pelo Município, ajudando a enfrentar os desafios de mobilidade numa cidade de montanha. Os habitantes têm à disposição transporte rodoviário partilhado, elevadores, bicicletas e trotinetes, para chegarem rapidamente aos seus destinos.

Além disso, os percursos pedonais, amigos do ambiente e da saúde, permitem descobrir muitos lugares especiais. Durante a semana, os alunos das escolas secundárias participarão no “Pedipaper – passo a passo pela mobilidade”, nos dias 18, 19 e 22 de setembro.

No dia 20 de setembro, realiza-se a segunda edição do “Jardim em duas rodas”, convidando famílias a experimentar gratuitamente bicicletas e trotinetes elétricas, no Jardim das Artes, entre as 15:00 e as 18:00.

Nos dias 21 e 22, a iniciativa incentiva os habitantes a deixar o carro em casa e optar pelo transporte coletivo urbano, com viagens gratuitas nos autocarros da Covilhã Mobilidade. Para usufruírem da ação, basta solicitar os bilhetes a bordo.

Com o mote “Venha Experimentar! Dias 21 e 22 é por nossa conta!”, a iniciativa combina sensibilização para a mobilidade sustentável, poupança económica e a possibilidade de viajar sem preocupações, promovendo uma experiência prática e divertida de transporte partilhado.

Pode ler também