A Universidade da Beira Interior (UBI) organizou um curso internacional sobre a área emergente dos sensores inteligentes e aplicações industriais, entre outras. O Blended Intensive Programme (BIP) “From Smart Sensors to Industrial Applications – Standards, Networks, and Integration” teve a duração de uma semana, reunindo estudantes e professores de várias universidades europeias, reforçando os laços da cooperação académica internacional.
A iniciativa inserida no programa Erasmus+ teve organização do Instrumentation and Measurement Laboratory (IML-UBI).
O programa intensivo abordou temas de ponta como sensores inteligentes e Industrial IoT, sistemas avançados e embebidos de sensores, protocolos de comunicação e normas industriais, aplicações com FPGA e PLC e, ainda, a integração em contexto real com base no standard IEEE 1451.
Além das sessões técnicas, a semana contou também com atividades de team building ao ar livre, momentos de networking, demonstrações laboratoriais, um exame final e a cerimónia de entrega de diplomas.
Participaram no BIP estudantes e docentes da Università degli Studi di Salerno (Itália), da Università degli Studi di Brescia (Itália), da Universidad de Vigo (Espanha) e da Universidad de Zaragoza (Espanha).