Daniel Marinho, Professor Catedrático do Departamento de Ciências do Desporto (DCD) da Universidade da Beira Interior (UBI), foi selecionado para coordenar a recentemente criada Academia da European Aquatics, organismo responsável pela regulação no continente europeu das diferentes disciplinas da Natação e das Atividades Aquáticas. A European Aquatics, criada em 1927 e, desde 2015, com sede em Nyon (Suíça), é constituída por 52 federações nacionais de natação na Europa.
O também coordenador científico do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) da UBI ficará responsável pelo desenvolvimento e organização de todas as atividades e plano de ação desta Academia, cujo objetivo principal é o de contribuir para a formação e desenvolvimento pessoal de todos os agentes desportivos nas várias disciplinas da natação, com destaque para as ações dirigidas especificamente para treinadores, árbitros, atletas e dirigentes das principais organizações ligadas a esta prática.
Para o docente e investigador do DCD, “esta nova posição é o reconhecimento de todo o trabalho coletivo que tem vindo a ser efetuado pela UBI e pelo CIDESD nesta área do conhecimento, permitindo posicionar a UBI/CIDESD como uma referência internacional”.
Daniel Marinho acrescenta que a “seleção para esta função só foi possível graças ao apoio indiscutível da Reitoria da UBI”, à qual agradece, “permitindo continuar a estreitar as relações entre a UBI/CIDESD e os principais parceiros internacionais, indispensáveis na ligação entre a ciência e a prática e que importa reforçar e valorizar”.
Esta indicação de Daniel Marinho para um organismo ao mais alto nível na área desportiva junta-se à sua nomeação para a Comissão Consultiva de Ciência e Desenvolvimento do Comité Olímpico de Portugal (COP), em 2022. Em 2023, o docente da UBI integrou a comitiva do COP que participou no Festival Olímpico da Juventude Europeia, na Eslovénia, e que conquistou uma Medalha de Ouro, por Rafael Mimoso, na prova de 200 Metros Bruços.