Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura colabora com Câmara do Fundão

Curso é ministrado na Faculdade de Engenharia da UBI
Da parceria tripartida faz ainda parte a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

A Universidade da Beira Interior (UBI) estabeleceu uma parceria com a Câmara Municipal do Fundão e a Universidade do Porto (UP) que vai permitir desenvolver ações no âmbito da BNAUT – Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário.

Estão envolvidos, concretamente, o Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) da UBI e a Faculdade de Arquitetura da UP.

A cooperação interinstitucional permitirá o apoio especializado das duas instituições de Ensino Superior na execução de candidaturas BNAUT, que implicam conhecimentos específicos e uma metodologia que permita, por um lado, assegurar a qualidade da intervenção como um todo e, por outro lado, o cumprimento da calendarização prevista. Isto exige tanto um conhecimento pormenorizado dos processos de instrução e execução de candidaturas semelhantes, como das necessidades específicas dos futuros utilizadores BNAUT.

Maria Neto (DECA-UBI), Aitor Varea Oro (FAUP) e Ana Cunha (CMF) fazem parte da equipa que integrará alunos finalistas, numa cooperação que tem o duplo intuito de providenciar uma resposta eficaz e de qualidade aos futuros agregados que beneficiarão do BNAUT. Esta colaboração contribuirá ainda para a produção de conhecimento útil capaz de facilitar e qualificar a execução futura de políticas públicas de habitação, com especial enfoque para o alojamento de comunidades refugiadas, requerentes de asilo e migrantes.