Diplomado em Engenharia Civil premiado por estudo sobre obra espanhola

O estudo do pilar do Pavilhão Ponte de Saragoça serviu de base para o trabalho de César Santos, premiado no 2.º Simpósio de Engenharia Civil.

César Santos, diplomado no Mestrado Integrado em Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior (UBI), conquistou o “Prémio Apresentação”, do 2.º Simpósio de Engenharia Civil – 2SEC 2023, que decorreu no Instituto Superior Técnico. “Numerical analysis of the Ebro river meander flow field, upstream of the bridge pavillion”, é o título do trabalho vencedor, que resultou da dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre, em novembro de 2022.

O estudante teve orientação da docente do Departamento de Engenharia civil e Arquitetura da Faculdade de Engenharia da UBI, Cristina Fael, e do docente da Universitat Politècnica de Catalunya, de Espanha, Juan Pedro Martín-Vide.

O trabalho faz uso do programa ANSYS Fluent “para analisar o campo de escoamentos do meandro do Rio Ebro e os efeitos causados pelo pilar complexo do Pavilhão-Ponte de Zaragoza”, refere o resumo da dissertação. O Pavilhão Ponte, da autoria da arquiteta Zaha Hadid, foi construído como porta de entrada da Exposição Internacional de Zaragoza, em 2008, com um pilar sobre o Ebro, constituindo-se como espaço de exposição interativa e integrando uma ponte pedonal.

2.º Simpósio de Engenharia Civil – 2SEC 2023 teve como principal objetivo divulgar os trabalhos académicos de Dissertação, Projeto, Estágio, Seminário ou equivalente, concluídos em 2021 ou 2022, pelos estudantes finalistas ou recém-diplomados de Licenciatura ou Mestrado em Engenharia Civil.

O evento visou a mobilização e participação dos estudantes desta área, dando a conhecer os melhores trabalhos desenvolvidos em ambiente académico ou por meio de parcerias entre a academia e a indústria. Pretendeu, ainda, proporcionar o contacto entre os finalistas e recém-diplomados e as empresas empregadoras. Além do “Prémio Apresentação”, o 2SEC 2023 atribuiu os galardões “+Sustentabilidade”, “Resumo – Licenciatura”, “Resumo – Mestrado” e “+Mérito”.

A organização foi encabeçada pelo Instituto Superior Técnico, em parceria com as Instituições Portuguesas de Ensino Superior Universitário e Politécnico. O 2SEC 2023 teve lugar no início de maio, em formato presencial e remoto.