Entidades de atendimento pré-hospitalar reúnem-se na UBI para discussão de problemas

Mário Raposo a abrir a sessão
Foram abordados assuntos como apoio em formação de suporte básico de vida e distribuição de desfibriladores automáticos externos em lugares públicos, além de apresentar as entidades de atendimento pré-hospitalar, como o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), o Hospital de Santos Espírito da Ilha Terceira e os Bombeiros Voluntários da Covilhã.

Na manhã da passada quarta-feira, dia 12 de abril, realizou-se na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI o primeiro encontro do Fórum de Discussão, promovido pelo Centro Académico Clínico das Beiras. Mário Raposo, reitor da UBI, disse que esta atividade tem uma importância para a promoção da ligação da universidade à região e para o trabalho da importância da saúde.

De entre os assuntos destaca-se o “apoio na formação do suporte básico de vida”, feita por Miguel Castelo Branco, presidente do conselho diretivo do CACB, anunciou-se o programa de “distribuição de 11 desfibrilhadores automáticos externo em lugares públicos”, está “previsto treinos de suporte básico de vida nas escolas do município” e abordou-se os problemas de “falta de macas” e da “prioridade de triagem das ambulâncias”, discutido por Luís Marques, comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã.

O evento teve início com a apresentação das entidades de atendimento pré-hospitalar, em que falaram do funcionamento, desafios e constituição de equipas, nomeadamente do CODU, apresentada pela médica Filipa Vieira, o Hospital de Santos Espírito da Ilha Terceira, da região autónoma dos Açores, apresentado pelo enfermeiro Luís Viegas; e os Bombeiros Voluntários da Covilhã, apresentado por Luís Marques.

O encontro contou presencialmente com 13 participantes e com algumas pessoas por videochamada, nos quais tinham professores, médicos, bombeiros, enfermeiros e as entidades convidadas.