Estudantes de Arquitetura em destaque no Prémio de Arquitetura Luiz Conceição

Um trabalho da UBI conquistou um primeiro Prémio e cinco foram finalistas.

Helena Baltasar dos Santos, aluna do Mestrado Integrado em Arquitetura, da Universidade da Beira Interior (MIA.UBI), arrecadou o 1.º lugar do Prémio de Arquitetura Luiz Conceição, com o projecto “Espaço para o Adeus às Obras, Morille, Espanha”.

Este trabalho resultou de uma iniciativa que teve lugar em abril de 2023, no qual 70 estudantes de Arquitetura da UBI se deslocaram à ETSAVA em Valladolid, para um intercâmbio entre alunos e docentes das duas escolas. Numa experiência de colaboração em registo de atelier vertical, estudantes de 1.º ano do MIA.UBI e estudantes de 4.º ano da ETSAVA  Proyectos V – Espacios Públicos de grandes Luces desenvolveram um exercício sobre um mesmo espaço.

O exercício na UBI, subordinado ao tema “Espaço para o Adeus às Obras”, consistiu numa intervenção relacionada com o Cemitério de Arte em Morille, Salamanca, uma obra dos artistas espanhóis Domingo Sánchez Blanco (1955-) e Javier Utray (1945-2008), cujo propósito é o soterramento de peças de reconhecido valor artístico e/ou vinculadas ao âmbito da arte de vanguarda, partindo da ideia que o próprio soterramento não é mais importante que o processo de enterrar.

Neste contexto, os estudantes de arquitetura foram convidados a desenvolver uma intervenção em sintonia com o espaço – um espaço acolher o momento simbólico do “último adeus” às obras a soterrar. Este trabalho foi desenvolvido em colaboração com o Ayuntamiento de Morille.

O Prémio de Arquitetura Luiz Conceição também colocou em destaque Sara Pinto, Maria Cavaleiro e Carolina Azevedo (1.º ano) e Letícia Marie Mendes (3.º ano) – com dois trabalhos – entre os finalistas do referido prémio.

A competição é promovida pelo ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, com o intuito de homenagear o Arquiteto e Professor e, simultaneamente, distinguir trabalhos de alunos do 1.º Ciclo de estudos em Arquitetura, inscritos em instituições de ensino nacionais e internacionais.

A equipa da disciplina Projeto do 1.º ano do MIA-UBI integrou os docentes Rita Ochoa, João Sequeira, Miriam Ruiz Íñigo e Pedro Isaac Brandão, enquanto a de Projeto, do 3.º ano, foi formada pelos docentes Jorge Marum, Pedro Gadanho e Rogério Galante.

1.º Classificado do Prémio Luiz Conceição:

Nome/Name: Helena Baltazar dos Santos
Título do Trabalho/Job Title: Espaço para o Adeus às Obras, Morille, Espanha
Universidade/University: Universidade da Beira Interior
Docentes/Teachers: Rita Ochoa, Pedro Brandão, Miriam Iñigo, João Sequeira

Trabalhos Finalistas do Prémio Luiz Conceição:

Nome: Léticia Marie Mendes
Título do Trabalho: Centro da Espiral
Universidade: Universidade da Beira Interior
Docentes: Rogério Pereira Galante; Jorge Humberto Canastra Marum; Pedro César Clara do Carmo Gadanho

Nome: Léticia Marie Mendes (UBI)
Título do Trabalho: “Le Cambré”