A equipa de estudantes do 6.º ano de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) alcançou o 1.º lugar no SimUniversity Portugal, uma competição anual organizada pela Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim), que decorreu na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Esta vitória permite à designada RCP Squad representar Portugal nas pré-eliminatórias europeias da SESAM, que apuram os participantes da competição, cuja final decorre em Lyon (França).
A equipa, formada por Simão Antunes, Beatriz Saraiva, Mafalda Guimarães, Claúdia Antunes e Inês Paulo, destacou-se na prova em que participaram outras cinco equipas de escolas médicas nacionais, demonstrando a importância da preparação intensa, do esforço coletivo e da aplicação prática de competências adquiridas ao longo do curso que frequentam na UBI.
A seleção da formação da FCS-UBI para a competição nacional decorreu no âmbito da “SIM: Simulation Contest”, inserida no BeInMed – Beira Interior Medical Meeting, uma competição interna realizada na Faculdade de Ciências da Saúde, entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro de 2025, na qual a equipa se distinguiu entre as equipas concorrentes.
A vitória nacional dos estudantes da Universidade da Beira Interior na prova realizada no Porto, a 16 de janeiro, ocorreu no contexto da formação ministrada pela Faculdade de Ciências da Saúde, que integra o Laboratório de Competências Clínicas (LaC – Clinical Skills Lab). Este laboratório é utilizado no ensino pré-clínico, recorrendo a metodologias de simulação, com o objetivo de desenvolver competências técnicas e não técnicas relevantes para a prática médica.



























