O Campeonato Europeu Universitário de Andebol, que terminou esta segunda-feira, dia 28, na Universidade da Beira Interior (UBI), foi um momento marcante para o reforço da cultura desportiva na academia e na cidade da Covilhã. A avaliação é feita pelo presidente da Associação Académica da UBI (AAUBI), João Nunes, que sublinha a relevância da competição no panorama universitário e regional.
“Foi muito importante para a UBI e para a Covilhã voltarem a criar uma cultura desportiva na cidade, uma vez que o último evento internacional foi realizado há 25 anos atrás. Começar a olhar de uma maneira diferente para o desporto universitário, não só a nível da Associação Académica, a nível da Universidade e da Câmara, de conjugar estas três entidades para que no futuro possamos ser mais competitivos e receber mais eventos deste género porque dão visibilidade, não só à nossa universidade, mas também à nossa cidade”, afirmou o dirigente durante a cerimónia de encerramento, que teve lugar no Pavilhão Nº 1 da UBI.
O balanço final da organização foi igualmente positivo, apesar das exigências logísticas e da responsabilidade envolvida. “Este balanço é muito positivo, uma comissão organizadora que já vem trabalhar para este campeonato há mais de um ano. Muita responsabilidade, muita logística, mas no final de tudo, e também pelo feedback que vimos tendo pelo resto da comitiva e atletas, o resultado é muito bom e só nos podemos orgulhar disso”, referiu João Nunes.
O responsável da AAUBI destacou ainda o trabalho conjunto e a articulação eficaz entre as várias entidades envolvidas. A articulação foi muito fácil, tivemos vantagem e acessibilidade, tanto com a Câmara Municipal como com a Universidade. A EUSA e a FADU sempre se predispuseram a ajudar-nos e assim ficou tudo mais fácil para a organização deste Europeu Universitário de Andebol”.
A cerimónia de encerramento contou com a entrega dos troféus às três equipas melhor classificadas, bem como das distinções individuais — equipa fair play, melhor jogador, melhor guarda-redes e melhor marcador — nas categorias feminina e masculina.
No escalão feminino, a Hungarian University of Sports Science sagrou-se campeã ao vencer a University of Leon por 32-28. No masculino, o título foi conquistado pela University of Cote d’Azur, que superou a Stefan cel Mare University of Suceava por 46-45, num dos jogos mais disputados do torneio.
A competição decorreu nos Pavilhões da Universidade da Beira Interior e no Pavilhão Municipal INATEL, tendo reunido 24 equipas universitárias (12 femininas e 12 masculinas) oriundas de nove países europeus: Portugal, Alemanha, Espanha, França, Hungria, Turquia, Noruega, Croácia e Roménia.